}
Tecnologia & Segurança

Jovem, se proteja respeitando as regras do trânsito

01/04/2022

Oiê, tudo bem? Você sabia que os jovens são as principais vítimas do trânsito, em praticamente todas as cidades do Brasil? Isso “se explica” porque é quem mais transita: jovens estudam, jovens se divertem mais, jovens trabalham, jovens estão mais nas ruas e estradas. O alerta é para você que está abaixo dos trinta anos .

Os cuidados de quem está mais exposto ao trânsito são iguais para todos, porém, por repetir mais a ação de transitar, acaba por relaxar na atenção dos trajetos, principalmente os que você mais realiza. Se você vai todos os dias para o mesmo lugar, sua precaução vai diminuindo e é exatamente isso que devemos nos atentar para não acontecer o pior.

Os últimos números do Ministério da Saúde, apontam que, 32,6% do total de mortes (dados preliminares) de 2020, foram de pessoas com menos de 30 anos, o que representa um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior (2019). Isso levanta um alerta para que, todos que buscam um trânsito mais seguro, se voltem para esse público, envidando esforços para que as mensagens de conscientização cheguem para essa faixa etária. 

Se você que é jovem e só anda a pé, deve sim tomar muito cuidado para não se distrair durante sua caminhada. Já você, que tem um veículo, seja ele qual for, lembre-se que, independente de a “galera” insistir, não ultrapasse a velocidade permitida, mesmo se você seja um exímio conhecedor daquela via. 

Já você, que é o “rei da turma”, procure ser um exemplo de retidão ao conduzir seu veículo. Ninguém quer ter a vida marcada por uma tragédia ou mesmo, de uma hora para outra, ter que se adaptar a não mais poder andar, falar, ter autonomia e independêcia de locomoção e movimentos, devido a um sinistro de trânsito. Quantas histórias conhecemos, de alguém que, com uma longa vida pela frente, hoje enfrenta as dificuldades da mobilidade reduzida, ou seja, depende de outras pessoas para se locomover, ou numa cadeira de rodas ou em muletas? Alguém que precisa do outro para tudo.

Meninas, por isso é tão importante fazer o que é certo e exigir do outro que faça igual. Só assim, todos nós estaremos protegidos. Juntos salvamos vidas!
 

Fonte: Programa Laço Amarelo

7 Comentários

Isabela Leopoldino 07/04/2022 22:55

Um número alto e assustador porém real, a cada dia mais estamos vendo os jovens , amigos pretendo a vida devido a acidente de trânsito. O perigoso começa quando acaba o medo 😢 aí aonde a pessoa abusa e além de perder a vida ainda arrisca a de outras

Raniele 04/04/2022 10:07

todo cuida é pouco, o sono vem mantando e muito nas estradas

Soelma Alves Lima 01/04/2022 17:33

Os números ainda são altos, temos q está sempre atentos a tudo , o trânsito requer sempre todo cuidado possível. Sermos sempre conciente , como pedestre , condutor .... A vida é o bem mais precioso.

Cheila 01/04/2022 17:29

E muito triste mas a realidade .... hoje em dia perdemos mais jovem por acidente doq pessoas de doença estamos num momento que a vida parece não fazer muito sentido o desamor pelo próximo contribui muito pra essa estatística ......a imprudência também é uma das coisas o medo do perigo passa lonje

Dainara 01/04/2022 17:28

Juntos salvamos vida ... Educação no trânsito e a melhor saída 🙏

Adriana Santos 01/04/2022 17:25

O excesso de confiança prejudica em todos os cenários, é sempre bom ter cautela e muita atenção, amor pela vida deveria ser primordial.

Raquel 01/04/2022 17:20

E muito triste ver as estatísticas, sendo que pode ser evitado desde que tenhamos consciência, precisamos nos policiar e cuidar dos nossos, a pressa e a imprudência muitas vezes custam a felicidade de uma família