}
Dia a Dia

Você sabia que hoje é o Dia do Caminhoneiro Paulista?

30/06/2022

Olá, meninas! Tudo bem por aí? Digam uma coisa: vocês são caminhoneiras paulistas? Se sim, então hoje é um dia para celebrar. Em 30 de junho é comemorado o Dia do Caminhoneiro de São Paulo. A data foi instituída no ano de 1986, por meio da Lei estadual n.º 5.487, como uma maneira de homenagear os profissionais estradeiros paulistas. 

Nesse dia, a comemoração acontece só no Estado de São Paulo. A homenagem foi criada pelo então governador, Franco Montoro, que assinou a lei estadual, estabelecendo 30 de junho como o “Dia do Caminhoneiro” Paulista. Essa foi a forma encontrada para que a população do Estado pudesse agradecer aos transportadores de cargas pelos serviços prestados todos os dias.

Mas, vocês sabem por que tem uma data especificamente para o caminhoneiro paulista? A Confederação Nacional do Transporte (CNT) afirma que, aproximadamente, um a cada quatro caminhões que circulam pelo Brasil está registrado em São Paulo, sendo essa uma característica que faz com que o Estado seja o que mais recebe caminhoneiros e participa dos transportes de uma forma mais intensa.

Além disso, uma grande parcela da frota nacional de caminhões passa pelas rodovias paulistas, seja para transportar as mercadorias produzidas pelas indústrias e pelo agronegócio do Estado ou para ter acesso aos seus portos e aeroportos que escoam os produtos vindos de todos os cantos do país. Até mesmo para escoamento de produtos para o MERCOSUL por meio do TRC, o Estado é uma passagem quase que obrigatória. 

Uma curiosidade legal é que não há uma única data para celebrar o dia do(a) caminhoneiro(a). Além do dia 30 de junho, a profissão também é celebrada em 25 de julho e 16 de setembro. Por não haver uma única data são comuns as dúvidas quanto ao dia certo, mas a resposta é: todos estão corretos. As três datas foram criadas de formas diferentes e todas homenageiam a mesma classe profissional. 

Não importa a data, o importante mesmo é comemorar a existência dessa profissão e dos profissionais, que mais do que levar mercadorias, transportam cargas que carregam histórias, sonhos e experiências, sempre com muito amor pelo que fazem!

E como forma de homenageá-los e agradecê-los por tudo, o Movimento A Voz Delas, o parceiro Portal Midia Truck Brasil e o Embaixador da Voz das Estradas escolheram dois pátios (Ecopatio e LavaLog) que fazem parte do dia a dia de vocês, para acompanhar de pertinho o trabalho neste dia especial.

O Portal Midia Truck Brasil tenta ajudar o caminhoneiro e trazer as novidades do trecho para eles, porém, poder ajudar os amigos caminhoneiros e caminhoneiras junto ao Movimento A VOZ DELAS é mais do que especial para nós. Sabemos que a vida na estrada não é nada fácil, e parece estar cada dia mais difícil, então estaremos sempre com o Movimento para realizar ações como essas para os amigos da estrada.” Relata Erico

Parabéns, caminhoneiros e caminhoneiras, vocês fazem acontecer e a nossa gratidão é eterna por toda dedicação e profissionalismo.

1 Comentários

Neide 19/04/2023 21:23

Desejaria muito encontrar uma pessoa especial caminhoneiro Nixon filho do seu Rubens ele é Paulista .Por favor quem souber dele peça para entrar em contato comigo.Estou com Câncer e gostaria de saber notícias deles .Passei a noite sonhando com eles fiquei preoculpada.Obrigada.