Você sabe como calcular o IPVA 2024 do seu caminhão?
05/02/2024
Olá! Como vocês estão, meninas? Iniciamos mais um ano e junto com ele, chegam também aqueles impostos famosos: IPTU, IPVA, entre outros. O papo hoje é a respeito de um dos impostos obrigatórios para proprietários de veículos no Brasil: o IPVA, que vale para veículos de passeio e também, para os comerciais, como vans, ônibus e caminhões.
No entanto, apesar de saber sobre a obrigatoriedade do imposto, pouca gente sabe de fato calcular quanto precisará ser desembolsado para pagamento do IPVA 2024. Apesar de parecer complexo, o cálculo sobre a alíquota cobrada é simples, independentemente da contribuição solicitada, que varia de estado para estado.
Para tirar algumas dúvidas que você possa ter sobre o cálculo correto, vamos explicar como fazer a conta para saber o que será preciso gastar com o IPVA 2024 para caminhão de acordo com cada região do país.
Cálculo do IPVA 2024 para caminhão
Para saber quanto será preciso gastar com o IPVA 2024 para o caminhão ou ônibus, o proprietário precisará fazer uma conta simples. Primeiro, é preciso levar em consideração o valor do caminhão de acordo com a Tabela Fipe e multiplicá-lo pelo valor da alíquota (porcentagem) cobrada por cada estado. Ou seja, faça uma conta do valor do veículo x taxa de IPVA.
Por exemplo: Em São Paulo, para 2024 a alíquota de IPVA para caminhões será de 1,5%. Assim, para um caminhão com valor médio de R$ 200 mil, seu IPVA será em torno de R$ 3 mil (200.000 x 1,5/100 = 3.000). Sendo assim, para calcular o valor do IPVA para caminhões em cada estado brasileiro, o contribuinte precisa modificar apenas o valor da alíquota, que varia por região.
Vale lembrar que o não pagamento do IPVA pode gerar consequências graves aos motoristas, como por exemplo, multas sobre o valor do imposto e a impossibilidade de licenciar o caminhão ou ônibus, o que pode colocar o condutor em problemas ainda maiores.
Confira as taxas do IPVA 2024 para caminhões cobradas nos estados brasileiros:
Distrito Federal: 1%
Espírito Santo: 1%
Mato Grosso do Sul: 1,5%
Minas Gerais: 1%
Pará: 1%
Paraíba: 2,5%
Paraná: 1%
Piauí: 1%
Rio de Janeiro: 2%
Sergipe: 1%
Tocantins: 3%
0 Comentários