Dia a Dia

VÍCIOS DE DIREÇÃO

Olá, meninas! Tudo em paz com vocês? Quem é motorista há mais tempo pode vir a desenvolver hábitos ao dirigir que se tornam vícios.

Alguns hábitos são inofensivos, outros acarretam em problemas, não só na mecânica do caminhão, mas no aumento da probabilidade de acidentes graves acontecerem. 

Essas práticas felizmente não são difíceis de mudar. Observe a maneira a qual você conduz o veículo, para reduzir esses maus hábitos. 

Confira alguns dos vícios de direção:

 Ignorar as luzes de alerta no painel. 

Não ignore caso alguma acenda. Elas demonstram que algo está errado em seu caminhão como bateria fraca, falhas na injeção eletrônica, superaquecimento do motor, entre outros. Verifique sempre o manual do caminhão, nele você saberá o que significa cada luz. 

Andar com o tanque na reserva.

Com o valor do combustível nas alturas é comum andarmos na reserva, mas a prática pode comprometer o funcionamento da bomba do diesel, e ainda gerar multa caso o veículo fique parado no meio do trânsito por pane seca (sem combustível). 

Usar óleo vencido.

Não trocar o óleo do motor, do câmbio e do diferencial dentro do prazo determinado pode prejudicar a lubrificação dos componentes, causando danos irreversíveis. 

Dirigir com uma mão. 

Geram multas: usar somente uma das mãos ao dirigir e fumar.  

Outro vicio, é ficar com a mão sobre o câmbio, que pode causar o desgaste no trambulador, componente responsável pela troca de marcha. 

Uso do celular ao volante.

 A tecnologia cada dia se torna mais necessária na vida do motorista, como o uso do GPS, documentos digitais e afins. Mas a tecnologia do celular também causa acidentes e falar ao celular pode gerar multa, além de aumentar muito o potencial de acidentes graves. 

Não usar cinto de segurança.

Além de ser uma infração de trânsito, em uma colisão, o risco de ser arremessado para fora da cabine é grande. Assim como o risco de você se tornar uma vítima fatal também. 

Sinalizar. 

Não fazer uso correto da sinalização, seta e pisca-alerta, acarreta em multa e prejudica a manobra. E ainda causa acidentes. 

Acelerar bruscamente.

Conduzir o veículo com o pé pesado (no acelerador ou no freio) a qualquer sinal de trânsito livre ou parada é perigoso para você e seu caminhão. Esse hábito aumenta o consumo de combustível, deteriora os freios e reduz a durabilidade das peças. 

Calibrar os pneus. 

Os pneus do caminhão exigem uma calibração especifica, para que eles aguentem o peso da máquina. Não fazer a calibragem correta danifica os pneus, desgastando-os incorretamente, pode danificar o talão, além de comprometer a direção e o consumo. 

Meninas, precisamos ter consciência de evitar os pequenos vícios ao volante. Isso evita acidentes e multas. Trânsito seguro em primeiro lugar.

Fonte: Revista Caminhoneiro

4 Comentários

Carla 04/09/2021 20:35

Tenho que me educar

Carla caroline 04/09/2021 20:34

Meu vício é o celular Já fui multada muitas vezes por isso

Jenifer 04/09/2021 20:33

Gostei . Bom saber que da multa e prejudica o caminhão

karine paiva 03/09/2021 15:28

Meu problema é o cinto e o braço para fora ... Não sabia que dava multa ficar com ele para fora.

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK