}
Saúde & Bem-Estar

Vai dirigir na chuva? Então, fique ligada!

04/03/2020

Dirigir na chuva é tenso para qualquer motorista e não depende do nível de experiência.

A pista molhada dificulta a condução. O barulho das gotas no para-brisa atrapalha para escutar buzinas. E também tem os espelhos retrovisores, ou melhor, praticamente não tem, já que o vidro fica molhado dificultando a visibilidade na lateral do caminhão.

Reunimos algumas dicas para que você esteja sempre preparada para enfrentar aquela chuva chata no trecho!

Evite movimentos rápidos

Quando se trata de uma situação de chuva intensa, todo pequeno movimento pode ser perigoso! Evite ao máximo manobras bruscas, ultrapassagens com velocidade exagerada e esteja atenta na hora de frear. 

Farol baixo sempre ligado

Segundo a Lei 13.290/16, é obrigatório o uso do farol baixo em todos os momentos na estrada. Por ajudar a aumentar a visibilidade, tanto para você quanto para os demais motoristas, ele é altamente recomendado nos dias de chuva muito forte.
 
Caso o seu caminhão possua também o farol para neblina, não deixe de usá-lo.
 
Já o uso do farol alto atrapalha, pois ele não foi feito para iluminar nesse tipo de situação, criando uma barreira visual.
 
Atenção aos vidros

É natural que os vidros do seu caminhão fiquem embaçados em dias chuvosos. Isso acontece, porque a temperatura interna do veículo aumenta por conta da sua respiração, enquanto o vidro fica gelado por conta do lado de fora.
 
Para resolver esse problema, basta abrir um pouco as janelas ou ligar o ar-condicionado. 

Cuidado com o destracionamento 

Em casos de chuva muito intensa, a pista fica com uma quantidade de água acumulada que pode se tornar um problema dependendo das condições do pneu de tração. 

O destracionamento consiste na perda da tração dos pneus do caminhão com o chão, por conta desse volume de água muito grande. 

Para evitar acidentes caso isso aconteça, esteja sempre em uma velocidade razoável, mantenha a calma e não ande muito próxima dos outros veículos.

Mãos no volante

Sempre mantenha as duas mãos no volante para garantir o maior controle do seu caminhão e assim reduzir as chances de uma derrapagem.

O bom senso é fundamental

Antes de se arriscar em uma tempestade na estrada, analise se realmente vale a pena colocar seu caminhão para rodar ou se é melhor esperar que a situação fique mais tranquila.
 
Quando se trata da sua vida, a pressa não vale a pena. 

0 Comentários