}
Saúde & Bem-Estar

Uso de máscara: dentro do caminhão é necessário?

02/07/2020
Uso diário de máscara facial, higienização de tudo e, principalmente, cuidados ao encontrar pessoas e ao sair do caminhão. Veja algumas dicas úteis

Oiê! Como vão as coisas? Hoje vamos conversar sobre um tema muito importante pra sua saúde, enquanto você estiver rodando por aí, fazendo o seu trabalho. A pandemia de COVID-19 entra no quarto mês de duração e quem está na estrada precisa ficar muito atenta. Afinal, somos transportadoras e estamos sempre em trânsito, indo de um lugar para outro. Aí fica uma dúvida: como proceder? Devo usar a máscara até mesmo dentro do caminhão, durante a viagem? Como faço para higienizar essas máscaras?

Conversamos com um especialista, o Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr, médico especialista em transportes, e ele nos trouxe algumas dicas importantes, respondendo a algumas dúvidas do nosso cotidiano:


1 - Devo usar a máscara mesmo dentro do caminhão?


Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr.: Se você estiver sozinha no caminhão, sem nenhum carona ou acompanhante, pode dar uma relaxada e ficar sem a máscara dentro do seu veículo, lembrando que você precisa sempre armazenar sua máscara limpa em uma embalagem plástica ou pendurá-la em algum lugar seguro dentro do caminhão. Se você estiver com alguém dentro da boleia, é necessário estar SEMPRE de máscara! A máscara pode ser de pano comum, ter duas camadas e deve cobrir desde o seu queixo até o seu nariz, garantindo que seu rosto esteja protegido.

Sempre que parar e for conversar com alguém, recoloque sua máscara e lembre-se: nunca toque na parte central de sua máscara, faça os ajustes pelos elásticos e bordas e, quando for colocar ou tirar a máscara, higienize suas mão com álcool 70º, em gel ou líquido.

2 - Janelas abertas ou fechadas? E o ar condicionado?

Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr.: Recomendamos que você trafegue com seu caminhão de preferência com as janelas abertas, principalmente se estiver em trechos urbanos ou de pouca velocidade. A janela aberta ajuda a ventilar o ambiente da cabine e trocar o ar de fora para dentro, diminuindo o risco de contágio do Coronavírus. Quanto ao ar condicionado, não está proibido, mas é necessário usar com cautela e sabedoria: os filtros estão limpos e higienizados? A manutenção do seu ar está em dia? É importante lembrar que o ar condicionado pode acumular poeira e, por consequência, pode ser um foco de contágio. A dica é manter os filtros de cabine sempre limpos e ficar de olho na umidade do ar dentro do seu caminhão.

3 - Como higienizar as máscaras? De quando em quando devo trocar?

Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr.: Para lavar as máscaras, a recomendação é deixá-las de molho por cerca de 20 minutos em água com sabão (no caso de tecidos coloridos) ou em solução com 10% de água sanitária (no caso das máscaras brancas). Depois disso, a recomendação é esfregar com sabão, enxaguar bem e pendurar para secar ao sol ou no vento, para que elas sequem bem. Não vale usar máscara úmida. Não vale reaproveitar máscara usada, pois ela pode estar contaminada. A dica é ter um kit com várias máscaras para que você possa trocar a cada três ou quatro horas de uso contínuo.

4 - Além da máscara, que outra medida devemos tomar em nossa rotina?

Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr.: Lavar as mãos sempre que possível, higienizar as mãos com álcool 70º são as dicas básicas, que você já conhece. É importante lembrar que, além da higiene atenta, é necessário manter uma distância segura das pessoas e usar a máscara quando você estiver fora do seu caminhão. Seja para fazer uma entrega ou manipular os documentos da carga. Ande sempre com sua embalagem de álcool e abuse do bom senso para evitar o contágio!

Fique conosco para acompanhar dicas e informações úteis para não ficar parada nesses tempos de pandemia! Aqui, na Voz Delas!

Se cuidem e façam uma ótima viagem!

0 Comentários