}
Comportamento

Trânsito, lugar de cidadania!

28/07/2023

Olá, meninas! Como estão as coisas no trecho? Hoje vamos falar sobre mais uma importante ação do Programa Laço Amarelo, neste mês de julho, faz uma convocação: “independentemente se você é ou não um profissional do volante, precisa exercer a empatia ao sair pelas ruas e estradas do país”. Vamos explicar: os motoristas e motociclistas profissionais, ou seja, que exercem a atividade remunerada (CNH EAR) recebem um treinamento diferenciado dos demais condutores e, por isso, possuem um entendimento maior da segurança no trânsito. 

Os condutores profissionais precisam estar sempre conscientes e, sempre que possível, fazer o exercício de se colocar no lugar de outros agentes do trânsito, ou seja, pedestres, ciclistas, entre outros. Então, antes de colocar o próximo como um vilão, todos nós precisamos entender que quem está no trânsito tem suas funções e responsabilidades, seja dirigindo um automóvel grande ou pequeno, apenas pedalando ou simplesmente a pé. 

A mensagem que a ação do mês passa é a de que ninguém sai de casa para trabalhar com a intenção de realizar manobras no trânsito que possam prejudicar ou machucar outra pessoa. É importante que todas as pessoas conheçam as limitações dos grandes veículos, como ônibus e caminhões, e saibam que quem está ao volante deles pode não enxergar quem está muito por perto.

Outra mensagem do mês é que o condutor profissional ou com carteira EAR precisa lembrar que no carro ou na moto ao seu redor pode ter um condutor sem experiência ou mesmo sem habilidades suficientes para lidar com imprevistos no tráfego, sendo até um recém-habilitado, por exemplo, e todos os grandes motoristas, em algum momento, estiveram nesta posição, o que traz a necessidade de ter mais empatia. 

Assim como a maioria das coisas na vida, a experiência vem com a prática e, no trânsito, é muito necessário que todos pratiquem diariamente quatro sentimentos: empatia, respeito, civilidade e urbanidade. Se, a cada vez que você estiver por aí, transitando seja qual for o motivo, e praticar estes quatro sentimentos, com certeza, ruas e rodovias estarão mais seguras para todos. 

Ser empático significa que você sempre procura se colocar no lugar de quem está do seu lado. Impossível você saber o porquê de um condutor, de repente, arrancar do seu lado de forma abrupta ou lhe ultrapassar de forma insegura, ou fora dos limites de velocidade permitido etc. Mas, se por acaso, quem passou por você fez algo de errado, não queira revidar. Talvez ele tenha um motivo que você jamais gostaria de encarar e você não precisa se colocar em uma discussão ou briga no trânsito. 

Ser respeitoso é saber que assim como você gosta de ser respeitado, vai também respeitar o ser humano que cruza o seu caminho, afinal, temos consciência de que, todos precisam ir e voltar para a vida acontecer. Ter respeito pelos outros é sinal de educação e gentileza e praticar a civilidade é um código de conduta de todo o ser humano. Desde que deixamos as cavernas na idade da pedra, aprendemos a nos comunicar e também a expressar nossos sentimentos para sobrevivermos. 

Passamos a viver em sociedade e devemos a todo custo aprender a viver com diferentes pessoas, passando por inúmeras situações, praticando o respeito acima de tudo. E por último, ser urbano significa que você precisa praticar a urbanidade, que nada mais é do que a reunião de todas estas qualidades que devem ser comuns a todos. 

Meninas, ter urbanidade quer dizer que vocês são respeitosas e praticam a civilidade e o respeito pelos outros. Por isso, façam sempre isso, pois assim todos ganham, inclusive vocês. No trânsito, escolham a vida. Programa Laço Amarelo. Compartilhem a notícia com seus amigos do trecho!
 

Fonte: Laço Amarelo

0 Comentários