}
Comportamento

Todo motociclista é filho de alguém!

21/08/2023

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? No mês de agosto, o Programa Laço Amarelo volta a falar dos motociclistas, afinal são eles as principais vítimas do nosso trânsito, há mais de dez anos. Seis, das nove mortes no trânsito em janeiro e fevereiro de 2023 eram de condutores de moto. Este é o principal motivo de darmos uma atenção redobrada a quem está em uma motocicleta. 

Se vocês não pilotam, não têm motocicleta, não andam e nem pretendem andar de moto, podem pensar em um primeiro momento que isso não é problema de vocês. Mas, felizmente, mesmo que vocês nunca subam em uma moto, a segurança de quem está sobre duas rodas é sim, uma questão de todos nós. Além disso, vocês devem ter entre os seus parentes e amigos alguém que seja motociclista e que também está vulnerável ao dividir as ruas e estradas com outros veículos. 

O trânsito é um dos lugares mais democráticos de convivência, já que todo mundo precisa compartilhar o mesmo espaço comum e tudo o que um indivíduo faz no seu caminho pode interferir o do outro, valendo também para pedestres, ciclistas, motoristas de carro, caminhoneiros e motoristas de ônibus. Quem é maior, precisa respeitar o menor e por isso é tão importante saber como proteger um motociclista que está ao lado.

Além disso, mesmo que vocês não tenham uma CNH, vocês podem conviver com um motociclista em diversos outros ambientes, seja um colega, um filho, um sobrinho, uma amiga ou mesmo uma irmã, que vai e volta de moto. Por isso, é fundamental que todos nós saibamos como protegê-los, afinal, todo motociclista é filho de alguém. E é justamente este o tema do mês de agosto.

Conversar sobre os cuidados no trânsito diário é um modo de todos conhecerem mais a realidade de quem pilota e aprender também como ajudar os motociclistas a estarem mais seguros. Por exemplo: vocês sabem que existe um equipamento que se chama “protetor de motor e de pernas”? Ele não é obrigatório, mas tem considerável eficácia em caso de colisão. Então, por que não conversar com um piloto sobre o uso desta proteção?

Outras partes importantes são as roupas e sapatos específicos de motociclista: jaqueta, luva, calça comprida, bota ou tênis, que protegem significativamente quem vai à moto. Capacete, nem se fala né? Orientem, conversem, expliquem e façam o piloto entender que tudo isso é somente para protegê-lo. A conscientização pode fazer toda a diferença no dia a dia de quem está em uma moto. 

Meninas, quando estiverem pelas ruas e rodovias e virem um motociclista, lembrem-se de que ele é filho de alguém e que, certamente, alguém o espera voltar todos os dias. Zelar pela segurança de todos que estão compartilhando o espaço com vocês, faz o dia de todos ainda melhor. Pensem nisso! No trânsito, escolham a vida! Programa Laço Amarelo.
 

Fonte: Laço Amarelo

0 Comentários