}
Notícias do setor

Taxa de verificação do tacógrafo pode ser paga via PIX

25/10/2021
Exemplo de tacógrafo digital. Fonte: Americanas

Oiê, tudo bem com vocês? Já estão sabendo que o pagamento da taxa de tacógrafo agora pode ser pago via PIX, ferramenta de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central (BC)? O anúncio foi feito pelo Inmetro, órgão responsável pelo recolhimento da taxa.

Os usuários de veículos que possuem tacógrafo (caminhões, ônibus, vans escolares, veículos de transporte de cargas perigosas, entre outros) poderão pagar pelo serviço e realizá-lo imediatamente, sem precisar aguardar a compensação do boleto bancário para se dirigir aos Postos Autorizados de Cronotacógrafos (PACs), o que antes levava alguns dias.

O grande problema de efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) em boleto, é que depende da compensação bancária para ser feita a inserção dos dados manualmente no sistema do Inmetro. A partir do pagamento via PIX essa informação será praticamente instantânea, facilitando a vida dos usuários e dos PACs.


COMO POSSO PAGAR VIA PIX?

A emissão da GRU continuará a ser feita pelo site:  https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/grus/emitir_verificacao. Para ser pago via PIX, será apresentado um QR code e o número do código de barras. 
O usuário poderá apontar o celular e realizar o pagamento via app do seu banco ou copiar o número para o seu internet banking.

O Inmetro disponibiliza o passo a passo do processo por meio do link: http://wiki.inmetro.rs.gov.br/index.php/12_-_GRU_(Crono)

É importante lembrar, que o pagamento da GRU via PIX também será aceito para verificação e pós reparo periódico, realizada a cada dois anos

É muito bom saber que a tecnologia bancaria está facilitando a vida das profissionais do transporte, e nós gostamos de poder dividir com vocês as notícias que podem facilitar sua vida.  
 

Fonte: O carreteiro

4 Comentários

Eluá 12/11/2021 13:01

Ótima notícia, facilitando cada vez mais a vida dos guerreiros da estrada.

Valdete 29/10/2021 20:46

Praticidade,isso ajuda muito. A facilidade ao pagar por pix,colabora com tempo que para muitos é bem corrido👏👏

Cassia 25/10/2021 19:13

O site está de parabéns.

Soraia Matoos 25/10/2021 16:17

que legal bom saber.