}
Parceiros

Tassi Transportes: parceiro que pensa no futuro

27/10/2023

Olá, meninas! Hoje queremos falar sobre um assunto que nos alegra muito: saber que temos empresas parceiras que somam forças junto ao Movimento A Voz Delas. E hoje vamos falar sobre a Tassi Transportes, uma empresa familiar, com 54 anos de atuação no mercado, que surgiu da iniciativa dos irmãos Jair e Alfredo Tassi, com forte atuação no segmento dos transportes de produtos químicos, petroquímicos, minério, isotanque e florestal, atuando em todo território nacional e Mercosul.

A empresa tem, mais do que nunca, observado a importância das mulheres no mercado e entende a necessidade de valorizar esta força de trabalho. 

Para a Tassi Transportes, a mulher tem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade, o que só vem confirmar o quanto é essencial sua participação ativa em todos os lugares e segmentos e, inclusive, aonde ela quiser estar! 

Hoje, a empresa tem em seu quadro de colaboradores mulheres importantes, como a Gerente de gente e Cultura. Além disso, a Tassi emprega mulheres em praticamente todos os setores da empresa, incluindo o treinamento de motoristas. 

A Tassi Transportes reconhece e legitima o valor da mulher e por este motivo decidiu abraçar a causa do Movimento A Voz Delas, por ver nesta parceria a possibilidade de expandir os horizontes e alcançar mais mulheres, melhorando as condições para que elas possam estar na estrada de maneira segura e digna, seja à frente de uma carreta ou dando apoio para seu companheiro.

 A Tassi Transportes, baseando-se em suas políticas internas e nas premissas do ESG, acredita na inclusão de diversidades e busca ativamente oportunidades de tornar isso efetivo em seu contexto. É a Tassi Transportes, inovando e compartilhando soluções logísticas sustentáveis!

E dentre seus princípios, considerando que os Motoristas são sua principal força de trabalho,  foi criado o Programa “Rota para o Futuro”, que busca incentivar os jovens a olhar para a profissão de "motorista" como uma possibilidade de atuação profissional e oportunidade de suprir as necessidades pessoais e da família.

Isso é feito de duas maneiras: internamente e externamente. Internamente através de projetos de aconselhamento psicológico para os motoristas e aos cônjuges deles, as rodas de conversas com motoristas e a escuta ativa do dia a dia e, externamente, por meio de visitas às escolas públicas, com o apoio da Secretaria do Trabalho de Guarulhos e Poços de Caldas, priorizando atingir os estudantes do Ensino Médio, já que estão em fase de escolha da profissão e de obter a primeira habilitação para dirigir. 

Nas visitas às escolas conta-se com a presença de um motorista da Tassi Transportes e de outros motoristas (homens e mulheres) de parceiros, como os Movimentos “A Voz Delas” (da Mercedes-Benz) e “Vez e Voz” (do SETCESP). Os motoristas e as motoristas contam sobre suas experiências nas estradas, as dificuldades que encontram, os desafios das profissões e as conquistas que tiveram trabalhando no transporte. 

Uma das ações importantes após as trocas com os motoristas é a avaliação para orientação profissional que a Tassi Transportes oferece aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, como forma de mostrar aos jovens suas áreas de aptidão e possibilitar a eles a oportunidade de visualizar de maneira mais concreta quais caminhos seguir em suas carreiras.

“Foi uma experiência única poder ver os olhos dos jovens brilharem diante de uma possibilidade que antes não conheciam, ou que não era valorizada. Muito se fala em cursos de ensino superior e especializações. Saber que podem atuar em uma profissão que não exige o curso superior, mas que remunera igual, ou até melhor, pode abrir os horizontes destes jovens. Além, é claro, de trazer para nós uma oportunidade de valorizar esta força de trabalho e conseguir trazer mais motoristas ao mercado”, comenta Raquel Rodrigues Silva, Gerente de Gente e Cultura, da Tassi Transportes. 

Meninas, para nós do Movimento A Voz Delas é muito gratificante ter parceiros que apoiam nossos ideais e objetivos, promovendo espaços e experiências para mulheres que só precisam de uma oportunidade para mudar suas vidas. Que esta parceria seja de muitas ações e feitos para estas guerreiras.

0 Comentários