Notícias do setor

Tag de vale pedágio deve ser fornecida gratuitamente aos caminhoneiros

14/02/2025

Oi meninas, como vão?

Temos uma ótima notícia para compartilhar com vocês, que são caminhoneiras ou trabalham no setor de transporte! A Tag de Vale Pedágio agora deve ser fornecida gratuitamente aos caminhoneiros, como parte de uma nova medida da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Isso está em vigor desde janeiro de 2025, como parte da resolução 6.024/2023, que determina o fim dos meios físicos de pagamento, como cartões, e a migração para meios digitais, como as tags eletrônicas.

A Lei 10.209/01 já garantiu que o Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) desonere o caminhoneiro do pagamento do pedágio, ou seja, o valor não deve ser incluso no frete, ajudando a manter o equilíbrio financeiro entre os embarcadores e os transportadores.

O que muda agora é que a obrigação de fornecer a tag de vale-pedágio é do contratante, ou seja, a transportadora ou o embarcador deve disponibilizar a tag sem custo para o caminhoneiro. Infelizmente, há muitas reclamações de profissionais do transporte que estão sendo cobrados por taxas de contratação e manutenção de tags, tanto para as fornecidas pela empresa quanto as que o caminhoneiro utiliza com seu próprio recurso, desde que o embarcador deposite o valor do vale-pedágio.

A boa notícia é que a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) levou essas queixas para a ANTT e conseguiu uma decisão favorável! Segundo o ofício circular nº 117/2025, as empresas fornecedoras de vale-pedágio não podem mais cobrar taxas para o uso das TAGs. Isso significa que o uso da tag será totalmente gratuito para os transportadores, sem mensalidades ou cobranças adicionais.

Se você estiver enfrentando algum problema relacionado a essas taxas ou ao fornecimento da TAG, pode entrar em contato com a Ouvidoria da ANTT pelo site, telefone 166 ou pelo WhatsApp no número 61 99688-4306.

Fiquem atentas, meninas! Esta é uma grande vitória para todos nós e uma conquista para a categoria, mas é importante que continuemos acompanhando para garantir que nossos direitos sejam respeitados. Vamos juntas! 💪🚚

Fonte: O Carreteiro

3 Comentários

Daniela Nunes Ramos dos Santos 14/02/2025 18:11

Que ótima notícia e conquista para a Classe dos Motoristas; sempre achei muito injusto o motorista ter que arcar com esses custos também. Obrigada Heide por compartilhar conosco 👋👋👋👋👍🙏❤️

Aline 14/02/2025 11:52

Muito boa a informação. Sou autônoma e o embarcado exigiu a tag, tive que adquirir, mas a empresa que opera a tag me cobrou a mensalidade e uma taxa de aquisição.

Maria Divani Vieira da Costa 14/02/2025 10:38

Meus parabéns que nosso sr.Jesus Cristo continue nos abençoando grandemente.