SETCESP cria Campanha alertando sobre o golpe da revalidação contínua da ANTT
17/07/2023![](/assets/mercedes-a-voz-delas/media/matters/main/20230717114016189_2847.jpg)
Olá, meninas! Como vocês estão? Hoje em dia não podemos vacilar, pois a cada semana surge um novo tipo de golpe que pode atingir os caminhoneiros. O mais novo, e eficiente golpe da praça, é da Revalidação Ordinária da ANTT, documento necessário para atuar profissionalmente no transporte de cargas. Para dificultar a ação dos golpistas e tentar reduzir o número de profissionais enganados, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou uma importante Campanha de Conscientização.
A ANTT recebeu, recentemente, através de ligações, e-mails e mensagens via WhatsApp, de todo o Brasil, denúncias de transportadores, cooperativas e associações do transporte rodoviário de cargas a respeito de cobranças exorbitantes e suspeitas referentes à Revalidação Ordinária da ANTT. Os fraudadores entram em contato com o proprietário da inscrição na ANTT e informam sobre o pagamento referente à Revalidação, ou seja, aquela que precisa ser paga regularmente a cada vencimento e que ela precisa ser regularizada com urgência.
Sem saber que estão sendo vítimas de um golpe, os profissionais recebem dos golpistas dados falsos para realizar o pagamento. Desta maneira o transportador acredita que fez a Revalidação, quando na verdade não fez e pode até ter o registro de transportador suspenso. Por isso, quando o motorista percebe que caiu em um golpe pode ser tarde demais.
Buscando informar e alertar a todos sobre o golpe, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) decidiu criar a Campanha "Não caia em golpe! Revalidação Ordinária da ANTT somente pelos meios oficiais", que pretende diminuir a quantidade de golpes direcionados à categoria. A Organização acredita que os golpistas já conseguiram enganar milhares de profissionais.
Para o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, a ação é muito importante, pois conscientiza os caminhoneiros sobre a prática: “Além de ajudar as pessoas a não caírem neste tipo de golpe, ainda pode evitar danos financeiros e previne o vazamento de dados pessoais dos transportadores", explica.
Adriano ressalta ainda, que as empresas de transporte fiquem atentas sobre qualquer abordagem suspeita, pois ao fazer o processo em um órgão falso ou não autorizado, a Revalidação não é repassada para a ANTT e a empresa pode estar sujeita a ter seu registro cassado ou suspenso, o que consequentemente a impedirá de emitir CT-e ou até a efetiva regularização.
Um dos principais objetivos da Campanha é alertar todos os transportadores que há somente dois caminhos corretos e seguros para fazer a Revalidação. Um deles é pelo RNTRC Digital, que deve ser acessado pelo Portal do Governo (www.gov.br) e o outro é por meio de um posto de atendimento credenciado pela Agência.
O SETCESP é um posto autorizado da ANTT para a consulta de pendências e para a Revalidação Ordinária do RNTRC e reforça que a ANTT não faz contato de forma ativa por telefone ou via WhatsApp com as empresas de transporte e não solicita informações sigilosas ou emite boletos sem autorização. Lembrando que as ETCs (Empresas de Transportes de Cargas) têm o prazo de até 26 de fevereiro de 2024 para regularizar sua situação.
Confiram abaixo os pontos de atendimento para a realização da validação da ANTT:
ATENDIMENTO ANTT - SETCESP
De segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 09h às 13h e das 14h30 às 17h00.
Verifique aqui a unidade do SETCESP mais próxima.
O atendimento é feito por ordem de chegada e não é preciso agendamento.
Meninas estejam sempre atentas aos diferentes golpes que os caminhoneiros sofrem. A primeira coisa é saberem as datas de renovação de seus documentos e nunca passem informações pessoais por telefone ou paguem boletos enviados sem solicitarem. Desconfiem de valores exorbitantes e sempre que perceberem algo errado entrem em contato diretamente com a ANTT. Não facilitem para os golpistas!
Vocês receberam alguma sondagem estranha? Estão com o RNTRC em dia? Compartilhem a notícia com seus amigos do trecho!
1 Comentários
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
Marcos Roberto de Jesus Pires 18/07/2023 20:02
Somos todos vítimas mas agradecemos a vcs por no atentar destas fraldes golpes que não tem jeito sempre a cada dia somos vítimas obrigado tds vcs por nós alertar Deus nos abençoe nos livre