Notícias do setor

SETCESP cria Campanha alertando sobre o golpe da revalidação contínua da ANTT

17/07/2023

Olá, meninas! Como vocês estão? Hoje em dia não podemos vacilar, pois a cada semana surge um novo tipo de golpe que pode atingir os caminhoneiros. O mais novo, e eficiente golpe da praça, é da Revalidação Ordinária da ANTT, documento necessário para atuar profissionalmente no transporte de cargas. Para dificultar a ação dos golpistas e tentar reduzir o número de profissionais enganados, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou uma importante Campanha de Conscientização.
 
A ANTT recebeu, recentemente, através de ligações, e-mails e mensagens via WhatsApp, de todo o Brasil, denúncias de transportadores, cooperativas e associações do transporte rodoviário de cargas a respeito de cobranças exorbitantes e suspeitas referentes à Revalidação Ordinária da ANTT. Os fraudadores entram em contato com o proprietário da inscrição na ANTT e informam sobre o pagamento referente à Revalidação, ou seja, aquela que precisa ser paga regularmente a cada vencimento e que ela precisa ser regularizada com urgência. 

Sem saber que estão sendo vítimas de um golpe, os profissionais recebem dos golpistas dados falsos para realizar o pagamento. Desta maneira o transportador acredita que fez a Revalidação, quando na verdade não fez e pode até ter o registro de transportador suspenso. Por isso, quando o motorista percebe que caiu em um golpe pode ser tarde demais. 

Buscando informar e alertar a todos sobre o golpe, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) decidiu criar a Campanha "Não caia em golpe! Revalidação Ordinária da ANTT somente pelos meios oficiais", que pretende diminuir a quantidade de golpes direcionados à categoria. A Organização acredita que os golpistas já conseguiram enganar milhares de profissionais. 
 
Para o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, a ação é muito importante, pois conscientiza os caminhoneiros sobre a prática: “Além de ajudar as pessoas a não caírem neste tipo de golpe, ainda pode evitar danos financeiros e previne o vazamento de dados pessoais dos transportadores", explica. 

Adriano ressalta ainda, que as empresas de transporte fiquem atentas sobre qualquer abordagem suspeita, pois ao fazer o processo em um órgão falso ou não autorizado, a Revalidação não é repassada para a ANTT e a empresa pode estar sujeita a ter seu registro cassado ou suspenso, o que consequentemente a impedirá de emitir CT-e ou até a efetiva regularização.

Um dos principais objetivos da Campanha é alertar todos os transportadores que há somente dois caminhos corretos e seguros para fazer a Revalidação. Um deles é pelo RNTRC Digital, que deve ser acessado pelo Portal do Governo (www.gov.br) e o outro é por meio de um posto de atendimento credenciado pela Agência.   

O SETCESP é um posto autorizado da ANTT para a consulta de pendências e para a Revalidação Ordinária do RNTRC e reforça que a ANTT não faz contato de forma ativa por telefone ou via WhatsApp com as empresas de transporte e não solicita informações sigilosas ou emite boletos sem autorização. Lembrando que as ETCs (Empresas de Transportes de Cargas) têm o prazo de até 26 de fevereiro de 2024 para regularizar sua situação. 

Confiram abaixo os pontos de atendimento para a realização da validação da ANTT:

ATENDIMENTO ANTT - SETCESP

De segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 09h às 13h e das 14h30 às 17h00.

Verifique aqui a unidade do SETCESP mais próxima. 

O atendimento é feito por ordem de chegada e não é preciso agendamento.

Meninas estejam sempre atentas aos diferentes golpes que os caminhoneiros sofrem. A primeira coisa é saberem as datas de renovação de seus documentos e nunca passem informações pessoais por telefone ou paguem boletos enviados sem solicitarem. Desconfiem de valores exorbitantes e sempre que perceberem algo errado entrem em contato diretamente com a ANTT. Não facilitem para os golpistas! 

Vocês receberam alguma sondagem estranha? Estão com o RNTRC em dia? Compartilhem a notícia com seus amigos do trecho!

1 Comentários

Marcos Roberto de Jesus Pires 18/07/2023 20:02

Somos todos vítimas mas agradecemos a vcs por no atentar destas fraldes golpes que não tem jeito sempre a cada dia somos vítimas obrigado tds vcs por nós alertar Deus nos abençoe nos livre