}
Notícias do setor

SEST SENAT assina acordo para qualificar mulheres a atuar no setor de transportes

13/04/2022

Olá, meninas! Notícia boa precisa ser compartilhada, não é? Então se preparem para essa novidade! O SEST SENAT, importante parceiro de ações que reconhecem e empoderam o trabalho da mulher no setor do transporte, assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para ampliar ainda mais seu trabalho. 

A cerimônia de assinatura ocorreu no dia 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O projeto, chamado “Qualifica Mulher para o Transporte”, foi criado pensando em capacitar mulheres para o mercado de trabalho, aumentando a possibilidade de encontrar um emprego. 

Focado especialmente nas mulheres que estão passando por alguma situação de vulnerabilidade social, o projeto pretende, por meio da educação profissional e empreendedorismo, oferecer possibilidades para a entrada de mulheres no setor de transportes, para assim alcançar a sua independência financeira e até mesmo, uma certa liberdade. 

A meta do projeto é impactar mais de 5.000 mulheres com conhecimentos básicos, que podem ser aplicados no dia a dia desse segmento: “No transporte, um setor historicamente demarcado pela intensa presença masculina, as mulheres representam ainda 17% da mão de obra. Esse quadro, porém, vem se alterando de maneira consistente nos últimos anos”, afirmou Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT.

Para a executiva, já é comum se deparar com mulheres nas cabines dos caminhões, nas cabines de ônibus, no cockpit dos aviões e até mesmo no comando de navios e trens: “Estou certa de que, com o respaldo do governo federal, alcançaremos resultados expressivos e contribuiremos para aumentar a presença feminina no setor de transportes e, por extensão, garantir renda e dignidade a milhares de brasileiras”, afirma. 

O programa será dividido em três fases, com duração de 98 horas-aula. A primeira fase contém palestras online, com os temas “Mulher do Transporte, SIM! E daí?” e “Oportunidades para mulheres no segmento de transporte”. Ao final, as participantes receberão certificado de participação. 

Já na segunda fase do programa, será oferecido um curso na modalidade EAD (ou seja, a distância), sobre Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento de Transporte, com carga horária de 30 horas-aula.

Na terceira e última fase será ofertado um curso prático presencial, dentro do projeto-escola de motoristas - Escola de Motoristas Profissionais, que é o de Capacitação e Atualização de Condutoras Habilitadas na Categoria D. Serão oferecidas até 90 vagas, nas unidades do SEST SENAT de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Vale do Aço (MG), Salvador (BA) e Londrina (PR).

De acordo com o Governo Federal, esse acordo de cooperação técnica permite que mais mulheres possam se interessar e se dedicar à capacitação para o setor: “Este acordo vai estimular o empreendedorismo e a capacitação, pois muitas mulheres que estão no ciclo de violência doméstica estão com o agressor porque dependem dele. As mulheres vão passar por curso de capacitação e depois vão ter dinheiro para empreender e ter seu próprio negócio. É assim que a gente tira a mulher do ciclo de violência, dando a ela autonomia financeira”, afirmou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Na assinatura do acordo, a ministra Damares foi representada por Cristiane Brito, secretária nacional de políticas para as mulheres.

Iniciativa faz parte do plano do governo para mulheres empreendedoras

No mesmo evento da assinatura do acordo com o SEST SENAT, aconteceu também a comemoração oficial pelo Dia Internacional da Mulher, com o tema “Brasil Pra Elas, Por Elas, Com Elas”. O evento foi marcado pelo lançamento da estratégia nacional de empreendedorismo feminino Brasil Pra Elas, um conjunto de medidas voltadas para a ampliação e criação de negócios comandados por mulheres.

Além dos programas federais voltados ao público feminino, o evento também teve a assinatura de leis e decretos que beneficiam as mulheres de nosso país. Todas as ações do novo programa estão disponíveis e detalhadas na plataforma gov.br/praelas .

Fonte: Sest Senat

10 Comentários

Valdete 21/04/2022 08:20

Que noticia boa. Isso vai possibilitar mudança na vifa de muitas mulheres.

Vanderleia.Aparecida de Liz Lage 16/04/2022 11:19

Meu Deus maravilha, meu sonho e ser caminhoneira, quem sabe chegou minha vez Deus os abençoe por essa brilhante oportunidade. Obrigada

Isabela Leopoldino 14/04/2022 07:17

Que notícia maravilhosa 👏🏽 Fico feliz em saber Essa iniciativa sem duvidas irá estimular várias mulheres a ingressarem nesse ramo 😍 e novas oportunidades

marta domingos 13/04/2022 21:48

Que notícia maravilhosa olha qd eu mudei minha categoria para letra D eu fiz no sest Senat em Campinas o curso capacitação de motorista por 3 meses e posso dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu hj sou motorista carreteira e se eu conseguisse mesmo já estando na estrada eu gostaria muito de fazer esse curso de novo na carreta é muito bom

Adriana Santos 13/04/2022 19:38

Um governo que trabalha de verdade, que orgulho, parabéns pela parceria.

Simone 13/04/2022 18:48

Que notícia maravigold. Bora lá mulherada, vamos dominar esse setor . Lugar d mulher é onde ela quiser .

Cheila 13/04/2022 17:50

Maravilha parabéns 👏👏👏👏👏👏😻

Edna Sidele da Silva de Melo 13/04/2022 17:40

Nossa maravilhosa 😍,eu quero participar.

Soelma Alves Lima 13/04/2022 17:19

Que notícia maravilhosa 👏👏👏👏 Parabéns pela iniciativa 👏🙌😍

Raquel 13/04/2022 16:58

Iniciativa toppp parabéns! Só poderiam abrir o leque pro Brasil inteiro para que as oportunidades fossem do Sul ao Norte. Para todas