Seis mitos sobre recapagem de pneus que você precisa saber
23/10/2020
Oiê! Como vão as coisas por aí? Você sabe que os pneus são uma parcela muito grande dos custos do caminhão. Na estrada, saber lidar com os pneus e saber planejar as trocas, pesquisando preços e tendo cuidado com a qualidade é muito importante.
Mas, e a recapagem? É uma coisa boa? É fato que a recapagem dos pneus de um caminhão pode trazer uma economia grande para a caminhoneira. Em média, um pneu recapado pode custar de 40% a 60% do preço de um novo.
Diante disso, é muito importante que você, caminhoneira, saiba a verdade sobre alguns mitos sobre a recapagem dos pneus do seu caminhão:
1 - PNEU RECAPADO SUJA AS ESTRADAS COM DETRITOS
Mito! O que acontece, na verdade, é que pedaços de borracha encontrados nas estradas são, geralmente de pneus que sofreram alguma avaria.
Quando a recapagem é bem feita, pneus recapados se comportam igual aos novos. O que determina a soltura é a utilização. Um furo mal consertado, por exemplo, pode provocar infiltração de ar ou água na carcaça, oxidando a estrutura e dando início a uma desagregação ou descolamento entre borracha e lonas.
Um impacto sofrido pelo pneu a baixa velocidade, dificilmente resulta em soltura. É o que ocorre em pneus de veículos de uso urbano. Mas passar por um buraco ou bater num degrau de cabeceira de ponte a 80 ou 100 km/h, carregado e com pressão incorreta, fatalmente causará um dano ao pneu que pode terminar em soltura. E nem sempre a banda se solta nesse momento, podendo acontecer tempos depois, quando já nos esquecemos do impacto sofrido. O impacto foi apenas o começo.
Se houver pedaços ou partes de lona ou arames que desprendeu é porque a carcaça estourou e provocou a soltura das camadas, jogando longe pedaços de banda e lonas.
Caso o pedaço que desprendeu apresentar somente borracha sem partes de lona ou arames é porque a banda de rodagem se soltou.
2 - RECAPAR PNEU NÃO É UM PROCEDIMENTO SEGURO
Outro mito! Até mesmo aviões militares de combate ultramodernos têm seus pneus recapados. Hoje em dia, o processo de recapagem dos pneus é totalmente seguro e realizado até mesmo para veículos que transportam produtos perigosos ou ônibus escolares. Isso demonstra a confiança dos operadores na recapagem dos pneus. É importante destacar que isso ocorre apenas quando a recapagem é feita com qualidade e dentro das normas e padrões assegurados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).
3 - PNEU RECAPADO TEM APARÊNCIA ESTRANHA OU RUIM
Mito! A informação correta é de que, visualmente, não existe praticamente diferença alguma entre um pneu recapado e um novo. A aparência do pneu recapado depende do acabamento e do cuidado com que o recapador fez o processo.
4 - PNEU RECAPADO RODA MENOS
Mito! A informação correta é de que uma recapagem feita por empresa de qualidade e procedência gera um produto que tem uma quilometragem equivalente à de muitos pneus novos. Da mesma forma que nos novos, os pneus recapados dependem de vários fatores, como o composto da borracha da banda de rodagem, o peso, o desenho e a estrutura da carcaça.
A verdade é que não há como prever exatamente o que vale mais a pena sem realizar um acompanhamento adequado.
O ideal é utilizar um sistema de controle de pneus para comparar a durabilidade dos novos com os pneus recapados.
5 - PNEU RECAPADO TEM CARCAÇA RUIM
Mito. Na realidade, os sistemas de recapagem sérios utilizam somente carcaças que ainda estejam boas e adequadas para uma nova vida do pneu. Só porque a banda de rolagem está desgastada não significa que a carcaça do pneu esteja comprometida. Além disso, uma carcaça de pneu de qualidade tem vida útil que em muito supera a vida da banda de rodagem original. Cuide sempre da carcaça dos seus pneus para não se arriscar com outras por aí. É importante cuidar do ciclo de vida total do pneu.
6 - PNEU RECAPADO NÃO SUPORTA O CALOR
Mito! A ideia de que a recapagem falha em rodovias quentes é somente uma história que se conta por aí. Na realidade, é muito difícil o calor danificar um pneu, seja ele novo ou recapado. Em geral, as falhas que acontecem são causadas pela falta de calibragem dos pneus. O segredo é ter uma boa calibragem, independentemente se seu pneu é novo ou recapado. Assim, ele vai rodar muito e suportar o calor das nossas estradas.
Bom, você já sabe a verdade sobre seis mitos que falam por aí a respeito dos pneus recapados. Agora é hora de verificar a pressão dos pneus, fazer uma checagem geral no caminhão e seguir em frente. Boa viagem e um abraço!
3 Comentários
Leandro 13/12/2023 13:18
Tenho uma dúvida: porque não há uso de recapeamento de pneus para carros de passeio também?
Mailson Rocha 11/08/2023 22:00
É importante ressaltar que esse procedimento é respaldado por legislação! Resolução Contran nº 913/2022 e Portaria INMETRO / ME nº 433/2021 https://diaadianotransporte.com.br/recapagem-de-pneus-para-caminhao/
Gedalias pinheiro Bento 25/08/2021 17:51
Gostei muito sobre o mito dos pneus