Seis mitos sobre recapagem de pneus que você precisa saber
23/10/2020Oiê! Como vão as coisas por aí? Você sabe que os pneus são uma parcela muito grande dos custos do caminhão. Na estrada, saber lidar com os pneus e saber planejar as trocas, pesquisando preços e tendo cuidado com a qualidade é muito importante.
Mas, e a recapagem? É uma coisa boa? É fato que a recapagem dos pneus de um caminhão pode trazer uma economia grande para a caminhoneira. Em média, um pneu recapado pode custar de 40% a 60% do preço de um novo.
Diante disso, é muito importante que você, caminhoneira, saiba a verdade sobre alguns mitos sobre a recapagem dos pneus do seu caminhão:
1 - PNEU RECAPADO SUJA AS ESTRADAS COM DETRITOS
Mito! O que acontece, na verdade, é que pedaços de borracha encontrados nas estradas são, geralmente de pneus que sofreram alguma avaria.
Quando a recapagem é bem feita, pneus recapados se comportam igual aos novos. O que determina a soltura é a utilização. Um furo mal consertado, por exemplo, pode provocar infiltração de ar ou água na carcaça, oxidando a estrutura e dando início a uma desagregação ou descolamento entre borracha e lonas.
Um impacto sofrido pelo pneu a baixa velocidade, dificilmente resulta em soltura. É o que ocorre em pneus de veículos de uso urbano. Mas passar por um buraco ou bater num degrau de cabeceira de ponte a 80 ou 100 km/h, carregado e com pressão incorreta, fatalmente causará um dano ao pneu que pode terminar em soltura. E nem sempre a banda se solta nesse momento, podendo acontecer tempos depois, quando já nos esquecemos do impacto sofrido. O impacto foi apenas o começo.
Se houver pedaços ou partes de lona ou arames que desprendeu é porque a carcaça estourou e provocou a soltura das camadas, jogando longe pedaços de banda e lonas.
Caso o pedaço que desprendeu apresentar somente borracha sem partes de lona ou arames é porque a banda de rodagem se soltou.
2 - RECAPAR PNEU NÃO É UM PROCEDIMENTO SEGURO
Outro mito! Até mesmo aviões militares de combate ultramodernos têm seus pneus recapados. Hoje em dia, o processo de recapagem dos pneus é totalmente seguro e realizado até mesmo para veículos que transportam produtos perigosos ou ônibus escolares. Isso demonstra a confiança dos operadores na recapagem dos pneus. É importante destacar que isso ocorre apenas quando a recapagem é feita com qualidade e dentro das normas e padrões assegurados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).
3 - PNEU RECAPADO TEM APARÊNCIA ESTRANHA OU RUIM
Mito! A informação correta é de que, visualmente, não existe praticamente diferença alguma entre um pneu recapado e um novo. A aparência do pneu recapado depende do acabamento e do cuidado com que o recapador fez o processo.
4 - PNEU RECAPADO RODA MENOS
Mito! A informação correta é de que uma recapagem feita por empresa de qualidade e procedência gera um produto que tem uma quilometragem equivalente à de muitos pneus novos. Da mesma forma que nos novos, os pneus recapados dependem de vários fatores, como o composto da borracha da banda de rodagem, o peso, o desenho e a estrutura da carcaça.
A verdade é que não há como prever exatamente o que vale mais a pena sem realizar um acompanhamento adequado.
O ideal é utilizar um sistema de controle de pneus para comparar a durabilidade dos novos com os pneus recapados.
5 - PNEU RECAPADO TEM CARCAÇA RUIM
Mito. Na realidade, os sistemas de recapagem sérios utilizam somente carcaças que ainda estejam boas e adequadas para uma nova vida do pneu. Só porque a banda de rolagem está desgastada não significa que a carcaça do pneu esteja comprometida. Além disso, uma carcaça de pneu de qualidade tem vida útil que em muito supera a vida da banda de rodagem original. Cuide sempre da carcaça dos seus pneus para não se arriscar com outras por aí. É importante cuidar do ciclo de vida total do pneu.
6 - PNEU RECAPADO NÃO SUPORTA O CALOR
Mito! A ideia de que a recapagem falha em rodovias quentes é somente uma história que se conta por aí. Na realidade, é muito difícil o calor danificar um pneu, seja ele novo ou recapado. Em geral, as falhas que acontecem são causadas pela falta de calibragem dos pneus. O segredo é ter uma boa calibragem, independentemente se seu pneu é novo ou recapado. Assim, ele vai rodar muito e suportar o calor das nossas estradas.
Bom, você já sabe a verdade sobre seis mitos que falam por aí a respeito dos pneus recapados. Agora é hora de verificar a pressão dos pneus, fazer uma checagem geral no caminhão e seguir em frente. Boa viagem e um abraço!
3 Comentários
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
Leandro 13/12/2023 13:18
Tenho uma dúvida: porque não há uso de recapeamento de pneus para carros de passeio também?
Mailson Rocha 11/08/2023 22:00
É importante ressaltar que esse procedimento é respaldado por legislação! Resolução Contran nº 913/2022 e Portaria INMETRO / ME nº 433/2021 https://diaadianotransporte.com.br/recapagem-de-pneus-para-caminhao/
Gedalias pinheiro Bento 25/08/2021 17:51
Gostei muito sobre o mito dos pneus