}
Vida na Estrada

Segurança nas Estradas

12/12/2020

Oiê! Tudo bem nas viagens? Quando o tema é proteção nas rodovias podemos separá-los em três pilares essenciais, segurança nas paradas, durante a viagem e na direção dos caminhões. Desta forma, vamos abordar cada um deles, a seguir.

Segurança durante a viagem

Atenção redobrada durante o nascer do sol e o entardecer, a diferença de luminosidade pode ser perigosa e por isso, use sempre óculos escuros nesses momentos e se for preciso, diminua a velocidade, ou mesmo evite trafegar nesses horários.
Evite o excesso de peso. Além de ser ilegal, pois cada tipo de caminhão comporta um peso específico, ainda pode danificar o seu veículo, gerando desgaste excessivo das peças e componentes. 

Conhece o conceito de direção defensiva? Ele consiste na preparação de defesa ou saída quando os perigos aparecerem na estrada. Por esse motivo, o distanciamento seguro é um dos principais aspectos dessa prática. Vale a pena ser prudente, isso pode garantir a sua segurança e a de todos da via.

Nunca dirija com sono! A falta de descanso diminui a velocidade e qualidade dos reflexos de todos os motoristas, por isso, jamais deixe essa questão de lado!

Direção segura

Use sempre o cinto segurança. Esse item essencial de proteção é na verdade, muito importante e pode salvar vidas. Verifique se os cintos do seu caminhão estão em perfeito estado e mantenha-os sempre afivelado durante as viagens.

Respeite os limites de velocidade das vias. Eles são delimitados diante de estudos específicos e levando em consideração a segurança de todos que trafegam na via. 

Siga todas as leis de trânsito e fique atenta a todas as sinalizações.

Cuidado ao trocar de faixa, só tome esta atitude após ter visibilidade segura e espaço de sobra, e evite ultrapassagens arriscadas. Tenha amor à vida!

Muito cuidado com as distrações! Evite-as a todo custo! Sua máxima atenção é essencial para pilotar uma máquina tão potente e pesada quanto um caminhão. Qualquer distração pode ser fatal.

Planeje sua viagem, realize manutenções preventivas e uma especial antes de cair na estrada. Isso inclui paradas, alimentações e custos. 

Proteção nas paradas

Nas paradas, evite ficar conversando com estranhos, principalmente sobre o teor da carga e o roteiro da sua viagem. Existem agentes maliciosos que estão esperando apenas por uma brecha para se aproveitar. Todo cuidado é pouco.

Procure por locais regulamentados e iluminados para fazer qualquer parada, principalmente as mais longas. Além disso, nunca deixe a chave no contato e evite deixar pertences de valor à mostra, como celular e carteira.

Fique atenta ao abastecimento que deve ser adequado para o percurso e nas paradas mais longas, cheque a calibragem dos pneus e do estepe, verifique os níveis de óleo e água, e também o funcionamento dos freios.

A seguir, confira as recomendações da Polícia Rodoviária Federal:

•    Verifique os documentos do veículo e do motorista, ambos devem estar em seu período de vigência e em bom estado; 

•    Realize inspeções regulares e uma especial com caráter preventivo no seu caminhão, antes de pegar a estrada; 

•    Nunca faça uso de drogas ou bebidas alcoólicas, principalmente quando for trabalhar. Escolha sempre a saúde e a vida; 

•    Cuidado com a alimentação! Alguns alimentos muito calóricos ou ainda mesmo os saudáveis se consumidos em grandes quantidades podem ser de difícil digestão e por isso, acabam por dar sono. 

•    Use sempre o cinto de segurança! Sabemos dos mitos das estradas, mas a verdade é que se ocorrer um tombamento esse simples item de segurança pode salvar a sua vida. 

•    Evite excesso de peso de carga, existem legislações que determinam a recomendação para cada tipo de caminhão; 

•    Nunca trafegue no acostamento, esse espaço é exclusivamente reservado para os casos de emergência; 

•    Tenha atenção redobrada em condições de tempo com chuva ou nevoeiro. Nesse caso diminua a velocidade e mantenha as luzes externas do veículo acessas. Não acione bruscamente os freios, pois a traseira do caminhão pode ser projetada para frente e com a pista escorregadia, pode acontecer um grave acidente e por esse motivo, a velocidade reduzida é a melhor opção em condições adversas de tempo, o que inclui ainda muito vento;

•    Trafegue a uma distância segura e com cautela.

Além de todas essas dicas, tenha sempre em mente que a segurança requer antecipação e planejamento. Prever o que pode ocorrer te deixa preparada para as situações mais desafiadoras e que podem vir a acontecer durante as viagens de trabalho.

Não esqueça ainda que a sua saúde é um elemento essencial para desenvolver com qualidade o seu trabalho nas estradas. Nesse sentido, o bem-estar físico e psíquico são questões importantes e que devem ser cuidadas com carinho e muita atenção.

Quer sugerir um tema que ainda não foi falado para aqui no blog do Movimento A Voz Delas? Acesse a página inicial do blog (link da homepage) e nos conte a sua sugestão. 

Até a próxima e bom trabalho!

0 Comentários