Saúde & Bem-Estar

Saúde mental: o cuidado deve ser uma prioridade em nossa vida.

22/09/2021

Olá, meninas! Tudo bem? Vocês sabem qual é o significado do setembro amarelo? 

Em todos os meses do ano, é destinada uma cor a qual representa uma luta, seja contra uma doença ou em apoio a uma causa. E o “setembro amarelo” é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao suicídio. A campanha foi criada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida em 2015. E, mesmo sendo eleito o mês de setembro para falar sobre o tema, é preciso discutirmos e refletirmos sobre o assunto todos os dias. 

De acordo com o Conselho Regional de Psicologia no Brasil, o suicídio ocupa o 4º lugar no ranking das causas de mortes mais comuns entre os jovens. Além disso, a cada 40 segundos uma pessoa tira a sua própria vida em algum lugar do mundo.

A saúde mental é extremamente importante para garantir a segurança nas estradas. Por isso, a profissional precisa ficar atenta aos sinais e sempre buscar ajuda para evitar que o problema possa agravar-se. 

Dr. Gonzalo Ramirez Clínico Geral e Psicólogo, cita alguns sintomas que devem ser observados: 

Mostrar tristeza excessiva e isolamento.

Estar frequentemente triste e sem vontade para participar em atividades com os amigos ou fazer o que se fazia antigamente são alguns sintomas de depressão, que, quando não tratada, é uma das principais causas do suicídio. 

Normalmente, a pessoa não consegue identificar que está com depressão e acha apenas que não está sendo capaz de lidar com as outras pessoas ou com o trabalho, o que, ao longo do tempo, acaba deixando a pessoa desanimada e sem vontade para viver.

Alterar o comportamento ou vestir roupa diferente.

Uma pessoa com ideias suicidas pode comportar-se de forma diferente do habitual, falando de outra forma, deixando de conseguir entender o humor de uma conversa ou, até, participando em atividades de risco, como utilizar drogas, ter contato íntimo desprotegido ou dirigir em alta velocidade.

Além disso, como na maioria das vezes já não existe interesse pela vida, é comum que se deixe de dar atenção para a forma como se veste ou se cuida, utilizando roupa velha, suja ou deixando crescer o cabelo e a barba.

Tratar de assuntos pendentes.

Quando alguém está pensando em cometer suicídio é comum começar a fazer várias tarefas para tentar organizar sua vida e terminar assuntos pendentes. Alguns exemplos são visitar familiares que já não vê há muito tempo, pagar pequenas dívidas ou doar vários objetos pessoais.

Em muitos casos, também é possível que a pessoa gaste muito tempo escrevendo, o que pode ser um testamento ou até uma carta de despedida. Por vezes, estas cartas podem ser descobertas antes da tentativa de suicídio, ajudando a evitar que aconteça.

Mudanças repentinas no comportamento.

Algumas mudanças no comportamento como alterações do sono, apetite e demonstrar um comportamento calmo e despreocupado depois de um período de grande tristeza, depressão ou ansiedade, pode ser um sinal de que a pessoa está pensando no suicídio. Isso acontece porque a pessoa pensa ter encontrado a solução para o seu problema, deixando de sentir-se tão preocupada.

Muitas vezes, estes períodos de calma podem ser interpretados pelos familiares como a fase de recuperação da depressão e, por isso, podem ser difíceis de identificar, devendo ser sempre avaliados por um psicólogo, para garantir que não existam ideias suicidas.

Fazer ameaças de suicídio.

A maior parte das pessoas que estão pensando em suicídio irão informar um amigo ou familiar das suas intenções. Embora esse comportamento, muitas vezes, seja visto como uma forma de chamar a atenção, nunca deve ser ignorado, especialmente se a pessoa está vivendo uma fase de depressão ou de grandes alterações na sua vida.

Como ajudar e prevenir o suicídio

É importante levar a sério o comportamento e as tentativas de suicídio e não pensar que a pessoa não pode cometê-las, isso porque esse tipo de comportamento é um alerta muito claro de suas intenções. E fundamental que a pessoa depressiva, tenha sempre companhia, ajuda profissional e apoio familiar e é importante que a busca por um psicólogo ou psiquiatra seja motivada para tentar mostrar à pessoa que existem outras soluções para o seu problema, além do suicídio. 

Duas boas opções é ligar para o Centro de Valorização da Vida, no número 188, que se encontra disponível 24h por dia e no Núcleo de saúde mental SAMU, no número 192, que também funciona 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. O SAMU conta com uma equipe especializada em saúde mental que realiza tele-atendimento e assistência no local.

Ter o cuidado com a saúde mental nas estradas é essencial. Sabemos que na teoria parece simples, porém a prática é bem menos romântica e acabamos por deixar a saúde de lado para cuidarmos de outras questões prioritárias ou urgentes. 

Não deixe de ter um tempo para você. Cuide-se! 

3 Comentários

Valdete 24/09/2021 20:36

Bem,problemas mentais são gatilhos lançados vagarosamente na mente. Tudo começa forma lenta e evolui com passar dias e na maioria falta dialogo. Triste é que as vezes falta de compreensão,cuidado nas palavras acaba contribuindo piora do quadro depressivo. O importante é olhar atento,prontidão ajuda no que for necessario

Daiane Moreira Coelho Vieira 24/09/2021 17:58

Na maioria das vezes a pessoa em si não percebe sua mudança, nem os mais próximo como família e amigos, nessa trocas de humor e bom sim procurar ajuda de um médico fazer um tratamento .

Larissa 23/09/2021 12:59

Bom primeiramente como anda sua saúde mental? Isso vc deve se perguntar, se não estiver bem procure amigos e desabafe ,se não adiantar temos vários especialistas no assunto o psicólogo ou as o psiquiatra ,isso não quer dizer que vc d louco ou coisa do tipo ,isso quer dizer q vc soube procurar ajuda antes mesmo de acontecer algo mais grave com vc ou os que estão à sua volta ,e primeiramente cuide de vc sua menta seu corpo isso é o principal ,sua mente precisa estar bem para que o corpo reflita isso ,então vamos nos olhar melhor né, se a máquina cérebro para o corpo não vai a lugar nenhum, é para q tenhamos uma boa produtividade tanto na vida pessoal como na profissional temos que nos guardar e saber identificar quando não estamos bem ,isso não é fraqueza somos seres humanos ,mais vc se cuidando terá sempre um bom desenho no trabalho em seus relacionamentos, com a sociedade ,então vamos nos cuidar ,e nunca se esqueça Deus sempre estará olhando por nós.

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK