Pedágio free flow está liberado para motoristas
05/05/2023
Olá, meninas! Tudo bem por aí? Vocês já estão sabendo que o pedágio eletrônico está funcionando para valer? Isso mesmo! O pedágio free flow está operando normalmente na rodovia BR-101, conhecida como Rio-Santos. As praças de cobrança sem cabines estão distribuídas em três pontos da rodovia e vão servir de referência para implementar o modelo na Via Dutra nos próximos anos.
Uma das principais questões levantadas quando a ideia surgiu é em relação ao pagamento, que agora passa a ser feito por meio digital. Ele será realizado por meio de tags instaladas nos para-brisas, assim como funciona o “Sem Parar” ou colado na placa. Neste caso, o pagamento deve ser efetuado em até 15 dias para evitar multas ou perdas de pontos na carteira de motorista.
Não há uma projeção de quanto a CCR, concessionária que administra a via, deve economizar com a operação dos três pórticos instalados em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414). Mas segundo afirma Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias, vai trazer economia para a empresa: “É uma operação mais barata, mas não estamos fazendo isso em busca de benefício econômico”, afirma.
O executivo explica que os valores poupados geram um crédito a favor do poder concedente, ou seja, do governo federal ou estadual, dependendo da via instalada, e que poderá ser redirecionado para novas obras ou reduções de tarifas, por exemplo. Ele destaca ainda a possibilidade de atingir a “justiça tarifária”, com usuários pagando apenas pela distância percorrida.
Como funciona o pedágio eletrônico?
O sistema vai funcionar em três trechos da rodovia: Mangaratiba (km 477), Itaguaí (km 414) e Paraty (km 538). A Rio-Santos é administrada pela concessionária CCR RioSP.
O monitoramento dos veículos é feito por ferramentas de georreferenciamento, semelhante aos usados nos radares de velocidade. A estrutura de instalação, inclusive, é semelhante.
O free flow é um sistema de pagamento de livre passagem similar ao que já existe hoje no formato automático nas praças de pedágios, por adesivos eletrônicos ou “tags”. A cobrança será feita por meio das tags de empresas, como Sem Parar, ConectCar e Veloe, só para citar algumas.
Segundo a CCR, os preços para automóveis serão os seguintes:
• Entre 6h de 2ª feira e 18h de 6ª feira: R$ 4,10.
• Entre 18h de 6ª feira às 6h de 2ª feira (fins de semana e feriados): R$ 6,80.
Mais praticidade para os motoristas
A ideia do free flow é que os motoristas utilizem as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio, o que pode melhorar a fluidez do tráfego de veículos e o tempo gasto em cada viagem. O ponto principal do projeto é o pagamento proporcional, ou seja, o valor cobrado seria compatível com os km rodados.
Com o sistema instalado, o motorista pagaria somente pelo trecho que percorreu na rodovia, o que não é considerado hoje em dia no formato de cobrança existente. Se um pedágio hoje custa R$ 10, dois motoristas pagam o mesmo valor não importando se um deles percorreu apenas 10 km da rodovia e o outro 90km. A ideia do Free Flow é justamente distribuir o valor cobrado conforme a distância percorrida, na estratégia de “quem anda mais, paga mais”.
Neste formato, as praças de pedágio, cabines com cobradores e barreiras físicas deixam de existir. No lugar são instaladas espécies de pórticos, ou portais (arcos perpendiculares ao chão), que vão identificar os carros que passarem por eles e efetuar uma cobrança de tarifa proporcional ao período percorrido até ali. Os sensores do sistema identificam altura, largura, comprimento e quantidade de eixos rodantes e suspensos do veículo que passam pela área do free flow.
1 Comentários
Soelma Alves Lima 05/05/2023 11:43
Muito bom 👏 Já conhecemos o sem parar e já ajuda bastante.