}
Saúde & Bem-Estar

Outubro Rosa: se atente aos sinais para salvar sua vida

04/10/2023

Olá, meninas! Como estão as coisas por aí? Hoje o papo é sério e inevitável. Entramos no mês de outubro, um período dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama, um dos tipos que mais matam mulheres no Brasil. São cerca de 44 casos a cada 1000 mulheres. 

Não existe, ou pelo menos não se sabe, o que gera o câncer de mama, mas de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Para conscientizar as mulheres, e toda a população, da importância do autoexame e de outros acompanhamentos, como a mamografia, o Ministério da Saúde adotou a Campanha Outubro Rosa, criada nos Estados Unidos ainda nos anos 1990. Durante todo o mês, ações pelo país vão conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Existem diversos tipos de câncer de mama, alguns com desenvolvimento rápido, outros com crescimento mais lento. Porém, segundo o Ministério da Saúde e o próprio INCA, a maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.

Em um cenário onde o câncer de mama é a primeira causa de morte pela doença na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição, a campanha se torna extremamente necessária, em especial se levarmos em consideração a taxa de mortalidade da doença.

Estima-se que no Brasil, somente no ano de 2020, foram 11,84 óbitos/100.000 mulheres, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022). Dados deste mesmo estudo reforçam que, quando identificado de forma precoce, o câncer de mama tem até 90% de chance de cura. 

Apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens, representando apenas 1% do total de casos da doença. As ações de controle do câncer de mama devem ser monitoradas e avaliadas de forma contínua, a fim de se identificar os avanços e também as dificuldades e limites a serem superados na organização da linha de cuidado da neoplasia.

Diversos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) e pesquisas de âmbito nacional podem contribuir com dados úteis neste processo. O SUS oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Onde tratar pelo SUS

Atualmente, existem 317 unidades e centros de assistência habilitados ao tratamento do câncer. Além disso, todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente encontrará desde um exame, até cirurgias mais complexas. No site: onde tratar pelo SUS | INCA - Instituto Nacional de Câncer, você encontra seu estado e onde realizar o tratamento.

Meninas, todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Muitos casos são descobertos pelas próprias mulheres através do autoexame, um tipo de autocuidado que pode salvar sua vida e também a vida das mulheres que vocês amam. 

Veja como realizar o autoexame:

E não esqueça, de visitar um especialista 1 vez ao ano independente de ter alteração no autoexame ou não.

Outubro Rosa: o Movimento A Voz Delas apoia esta causa! Compartilhem esta matéria com mais pessoas e ajudem no combate ao Câncer de mama. 

Fonte: Inca

1 Comentários

Deuzimar QRA abelha carga pesada 05/10/2023 11:11

É isso aí vamos nos cuidar independente do dia mes e ano passando para parabenizar a todas nós pelo privilégio que que temos de sermos melhores valentes valorosas não se deixe abater foco força e fé avante Brazil com elas é nós e outra vez nos de novo o cuidado é essencial