Outubro Rosa: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
25/10/2024
Vocês sabiam que o câncer de mama é o tipo que mais afeta as mulheres no Brasil? A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para reduzir a incidência e a mortalidade por esta doença. Por isso, é essencial que todas as mulheres estejam informadas para as devidas medidas de proteção à saúde.
Então, meninas, confiram abaixo mais detalhes sobre o assunto!
A prevenção do câncer de mama começa com a redução dos riscos que podem ser controlados por meio de bons hábitos, como praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada, manter um peso saudável e evitar o consumo excessivo de álcool.
O diagnóstico precoce é muito importante, porque permite um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura. Todas as mulheres e os profissionais de saúde precisam conhecer os sinais do câncer de mama, então a dica é que cada mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir à vontade, seja no banho, ao trocar de roupa ou em outras situações do dia a dia. Não é necessário seguir uma técnica específica, o importante é prestar atenção em qualquer mudança, sempre com exames preventivos em dia e consultas com especialistas.
Após o diagnóstico, o médico indicará a melhor forma de tratamento. O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 317 unidades e centros de assistência habilitados ao tratamento de câncer em todo o Brasil. Cada estado possui, no mínimo, um hospital especializado em oncologia que oferece desde exames básicos até cirurgias complexas. Para encontrar os locais de tratamento: SUS | INCA - Instituto Nacional de Câncer.
O Movimento A Voz Delas apoia o Outubro Rosa e convida todas vocês a se unirem à causa!
E para refletir ainda mais sobre este tema tão importante, os Movimentos A Voz Delas, Vez e Voz e o Rota Feminina convidam vocês para uma live no dia 30 de outubro , das 13h30 às 15h30. Em breve, compartilharemos mais detalhes!
Conheçam as participantes deste bate-papo:
• Dra. Maria dos Anjos, gestão médica, Genitoscopia Regional SP – DASA.
• Daniela, analista de faturamento na Tassi Transportes.
• Izabella Nunes, psicóloga na Tassi Transportes.
• Rannielly Moreira, coordenadora do Movimento A Voz Delas.
Já deixem na agenda para não perder e compartilhem com outras mulheres para espalhar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Juntas, podemos fazer a diferença!
1 Comentários
Lorena Vieira Cruz 25/10/2024 11:47
Com toda certeza a prevenção é o melhor.