}
Saúde & Bem-Estar

OUTUBRO ROSA

04/10/2021

Oi, meninas! Tudo bem com vocês? Outubro chegou e com ele o mês de prevenção ao Câncer de Mama.

Em 1990, foi criada a campanha Outubro rosa, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Também é o tipo de câncer que mais mata.

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura.

A prática do autoexame tem que ser constante na rotina de todos, e os exames periódicos com médicos especialistas são essenciais para a prevenção, para que em caso de diagnóstico positivo, seja precoce, e o tratamento tenha um resultado satisfatório.

Ele atinge em sua grande maioria as mulheres, mas também pode ser relatado em homens. Portanto, o autoexame pode e deve entrar na rotina masculina de prevenção.

O câncer de mama tem relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física.

O mastologista Marcelo Bello, diretor do Hospital de Câncer III, especializado no tratamento do câncer de mama destaca: “Câncer de mama é uma doença que está bastante presente na sociedade. E, por isso, é muito estudado no meio científico, com tratamentos altamente eficientes. Por isso, não é preciso ter medo do diagnóstico, pois não é uma sentença de morte”.

Onde tratar pelo SUS:

Atualmente existem 317 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame, até cirurgias mais complexas. No site: Onde tratar pelo SUS | INCA - Instituto Nacional de Câncer, você encontra seu estado e onde realizar o tratamento.

A Voz Delas convidou a Drª Heliégina Palmieris para falar desse um assunto muito importante.

https://youtu.be/osI1EegCUCY

O Movimento A Voz Delas apoia essa causa.

 

Fonte: Fonte: Instituto Nacional de Câncer 

7 Comentários

Isabela Leopoldino 06/10/2021 20:44

A importância de se cuidar e incentivar as mulheres a ter esse cuidado com informações importantes 💕 parabéns pela matéria

Valdete 06/10/2021 18:50

Que materia excelente, trás luz a vida essa informação e um alerta. Temos que tratar com carinho essa nossa casa chamada corpo. Muito importante o auto exame e observar qualquer mudança em nosso corpo. A prevenção é melhor método socorro imediato. Atráves da prevenção ,muitas vidas podem ser salvas. Parabéns sempre Mercedes Bens pelo carinho que aborda temas tão relevantes. Parabéns.

Adriana 06/10/2021 13:08

Sempre muito se cuidar estar atenta aos sinais do nosso corpo, que o ano todo e todos os dias sejam Rosa 🌹

Larissa 05/10/2021 17:51

Muito boa a reportagem, todas nós temos que nos cuidar independentemente da profissão ,mais cuidar de nós sempre tem que ser a primeira escolha .parabéns pela matéria 👏👏👏😊 outubro Rosa, eu apoio

Raquel 05/10/2021 17:06

A Mercedes bens evolui a cada dia que passa com essas histórias e essa importância que dá a estas causas com uma matéria simples ajuda tantas pessoas

Raquel 05/10/2021 17:04

Matéria perfeita, e como e importante termos conhecimento do nosso corpo. Eu apoio essa causa

Sônia santos 05/10/2021 16:46

Muitos devem se perguntar Mercedes Benz é uma indústria de automóveis ! Recentemente assisti uma live 65 anos , onde todos os palestrantes fizeram questão de frisar a preocupação com ser Humano e que sem eles a empresa não estaria no patamar que se encontra . Por isso mais uma vez eles (MBB) nos mostra isso na prática . A previnir ainda é o melhor remédio.