Nossa Missão

Ônibus de São Paulo têm indicadores de pontos cegos

10/04/2023
Imagem de divulgação: Diário do transporte

Olá! Você já reparou nos detalhes dos ônibus de São Paulo? Já percebeu um sinal que ajuda o pedestre a identificar o ponto cego do veículo? Os ônibus da cidade de São Paulo adotam um padrão visual que, além das cores que indicam a região que ele atende, o prefixo, os logotipos da SPTrans e da prefeitura, a lataria também ostenta um círculo amarelo.

Este círculo é uma indicação do chamado ponto cego do ônibus, que são comuns em veículos grandes, assim como os caminhões, e são áreas onde a lataria não é muito bem visualizada pelo motorista. No centro da imagem, um adesivo amarelo informa aos pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas para que fiquem atentos aos pontos cegos ao redor do ônibus.

Até mesmo os coletivos mais novos da cidade já possuem essa informação de segurança, sem distinção entre veículos à combustão ou elétricos. O adesivo traz a frase: “Atenção, o motorista pode não estar vendo você” e uma imagem de um olho ‘cortado’. Com esta identidade visual nos ônibus, a SPTrans reforça a preocupação com a segurança de todos que atuam no transporte.

O objetivo é alertar, principalmente, pedestres, ciclistas e motociclistas que acabam sendo vítimas de atropelamentos, mas também motoristas de outros veículos para que mantenham distância destes pontos dos ônibus, em especial em curvas e manobras. A medida é de baixo custo e serve como referencial em ruas e terminais. 

Meninas, sabemos que acidentes envolvendo o ponto cego do caminhão ou ônibus são bastante comuns e a cautela é a principal alternativa para que não aconteçam mais casos. Sempre que possível, oriente as pessoas que você conhece sobre os pontos cegos dos veículos de grande porte e ajude a espalhar esta importante informação!

Até a próxima!
 

Fonte: diariodotransporte.com.br

1 Comentários

Flávia Cristina Gonçalves Cardoso 12/04/2023 20:30

Sempre que possível, pedestres, ciclistas e motociclistas devem evitar permanecer muito tempo nestes pontos cegos!!!! Alerta total!!!