}
Saúde & Bem-Estar

Oito dicas de postura e ergonomia para as caminhoneiras

16/10/2020

Oiê! Como vão as coisas por aí? Estamos de volta para falar da sua saúde e bem-estar. Você, motorista caminhoneira que está nas estradas, precisa sempre se cuidar. Você sente dores nas costas ? A direção te cansa muito, te deixa dolorida?

Talvez a postura que você usa para trabalhar não esteja adequada para o seu corpo e, às vezes, é preciso seguir algumas orientações para o corpo ficar melhor acomodado e posicionado enquanto você dirige.

Por isso, a gente separou oito dicas de postura publicadas no Manual de Ergonomia e Ginástica Laboral para Motoristas, criado pela Mercedes-Benz. Vamos dar uma olhada?
 


1 - Mantenha os ombros relaxados e alinhados na mesma altura
O mau posicionamento ou tensão na região dos ombros pode causar dores, formigamento, perda de força nos braços e no pescoço, além de provocar desvios na coluna. Por isso, é legal mantê-los relaxados e se acostumar a encaixá-los enquanto dirige. Isso vai te deixar menos tensa e poderá ajudar a reduzir dores no pescoço.

2 - Mantenha a lombar (parte de baixo da coluna) bem apoiada no encosto do banco
Ao manter a curvatura normal da coluna lombar, evitamos a compressão dos órgãos internos e distribuímos o peso entre o quadril e a parte de trás das coxas, aumentando assim a base de sustentação, o que minimizará problemas de circulação. Vai por mim! Isso é muito importante!

3 - Distribua o peso do corpo entre o quadril e a parte de trás das coxas ao sentar
Ao distribuir o peso do corpo entre o quadril e a parte de trás das coxas, aumentamos a área de contato, minimizando a pressão exercida em pontos específicos, o que evita problemas de circulação. Com a circulação melhor, suas pernas tendem a não doer e não inchar com as horas ao volante. 

4 - Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do caminhão
Os calcanhares apoiados no assoalho dão estabilidade, evitando que você escorregue o quadril no banco e acabe sentando-se incorretamente. Além disso, eles dão firmeza para as pernas e distribuem melhor o peso, aliviando a parte muscular de pernas e coxas.

5 - Mantenha seus joelhos dobrados a pouco mais de 90º
Os joelhos devem ficar a pouco mais de 90° para favorecer o retorno da circulação das pernas em direção ao coração. Evite pressionar a parte de trás do assento. Não queremos tensão com você sentada no banco do caminhão. Postura é tudo!

6 - Mantenha seu quadril angulado em pouco mais de 90º
O quadril deve ficar a pouco mais de 90°, mantendo a curvatura normal da coluna e o peso bem distribuído, para evitar a compressão dos órgãos internos, além de manter a boa circulação do sangue.

7 - Mantenha seus cotovelos perto do seu tronco
Os cotovelos devem ficar o mais próximo possível do tronco para evitar dores e problemas nos ombros, pescoço e parte de cima das costas, devido à tensão constante dos músculos dessas regiões. Além disso, devem ficar a pouco mais de 90° para favorecer a circulação.

8 - Mantenha o alinhamento entre a cabeça e o quadril
Se você mantiver seu corpo de acordo com as dicas de 1 a 7, manterá o alinhamento do tronco, ou seja, alinhamento da cabeça com o quadril, o que evitará problemas de coluna.

Anotou as dicas? Espero que tenha gostado! Não se esqueça de passar sempre por aqui, no site do Movimento A Voz Delas, para mais conteúdos úteis para a sua vida! Um abraço e boa viagem!

0 Comentários