Segurança

O que é recall e como saber se seu caminhão precisa?

Alguma vez a montadora do seu caminhão já pediu que você o levasse de volta para corrigir um defeito de fábrica? Se sim, saiba que isso é um excelente sinal. Por quê? A gente te explica.

Essa atitude da fabricante é chamada de recall, uma palavra que vem do inglês e significa “chamar de volta”.

Também chamado de “Aviso de Risco”, o recall serve para garantir que a sua vida não seja colocada em risco por conta de um defeito no seu caminhão.

Para saber mais sobre o assunto, consultamos o PROCON SP e o Código de Defesa do Consumidor, que são duas garantias dos seus direitos em território nacional.

O que diz a lei sobre os recalls?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o fabricante não pode colocar no mercado um produto ou até mesmo um serviço que traga qualquer tipo de risco à vida de seus consumidores.

Caso o fabricante acabe colocando no mercado algo que possa ser perigoso, é obrigação do mesmo avisar tanto as autoridades, quanto seus consumidores.

Esse aviso deve ser feito através de propagandas publicitárias, aquelas conhecidas por passarem na TV, no rádio ou até estarem no jornal falando sobre o modelo do veículo que precisa ser consertado.

Além disso, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm obrigação legal de avisar sobre qualquer produto que possa ser perigoso para as pessoas.

Para saber mais sobre o que diz a legislação sobre o assunto, você pode consultar os artigos 12 a 14 da Lei 8.078/90 no site do Código de Defesa do Consumidor.

Como são feitos os recalls?

Assim que a montadora percebe que há algo de errado com o caminhão, ela rapidamente avisa seus consumidores através de propagandas que devem informar o modelo, o ano, os números de chassis e qual é o defeito apresentado.

O recall é obrigatoriamente gratuito, deve cumprir seu objetivo e sua comunicação deve ser acessível todos os consumidores expostos aos riscos.

Caso você já tenha passado por algum problema por culpa de um produto defeituoso, você pode acionar o Poder Judiciário para requerer indenização.

Não existe uma data limite para levar o seu veículo para o reparo, mas é importante que isso seja feito o quanto antes para evitar os riscos de rodar com um veículo que precisa de correção - afinal, você pode estar correndo riscos sérios. 

Para realizar o reparo, você deve procurar a rede autorizada da marca do seu caminhão.

Fique atenta!

Não deixe de atender ao chamado da fabricante caso o seu veículo precise passar por esse processo, já que quem está em jogo é a sua própria vida e a dos outros usuários das estradas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento através do número 0800 970 9090 e verifique se o seu veículo já passou por algum recall.