}
Dia a Dia

O que é preciso para ser uma caminhoneira autônoma?

06/12/2021

Oi meninas! Tudo em paz no trecho? Você sabe o que é preciso para ser uma caminhoneira autônoma? De acordo com especialistas no setor, o primeiro passo é entender como é ter o seu próprio negócio. 

A motorista que opta em ser uma caminhoneira autônoma e ter o próprio caminhão, pode prestar serviços para uma ou mais empresas sem vínculo empregatício. Mas, é responsável pela parte operacional, administrativa e financeira do seu negócio.

Algumas vantagens de ser autônomo são os horários flexíveis durante as jornadas diárias; flexibilidade sobre dias e horários de trabalho, poder aceitar e recusar cargas, passar mais tempo com a família. Em contrapartida, não conta com salário fixo e tem de arcar com os custos do diesel, pedágio, alimentação e manutenção do caminhão, entre outras obrigações. Assim, é importante colocar tudo no papel antes de assumir toda essa responsabilidade. E não esqueça, os profissionais que mais se destacam são aqueles que fazem tudo com amor!

Então, como se tornar uma caminhoneira autônoma? Preparamos um passo a passo para te ajudar a ingressar na profissão.

CNH Profissional.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a motorista que deseja conduzir veículos que exigem habilitação nas categorias “C” (vans até oito lugares, caminhonetes, pick ups, caminhões), “D” (ônibus, microônibus, tratores) ou “E” (trailers, carretas e veículos articulados) precisa realizar o procedimento de mudança de categoria da CNH junto ao Detran de sua região. E de forma profissional, tem que estar incluso o “EAR” (Exerce atividade remunerada).

Financiamento 

Caso seja necessário fazer um financiamento, é um passo muito importante e exige organização: é preciso pegar lápis, papel e fazer contas. A primeira coisa é se organizar financeiramente e traçar um planejamento. 

Atualmente, conseguir crédito já deixou de ser um problema, pois com o fim da carta frete, o autônomo passou a movimentar contas bancárias e a comprovar renda.

Ter o próprio caminhão é lucrativo? 

O cuidado maior que deve ser tomado é em relação aos juros e a avaliação de todas as opções disponíveis no mercado, para se chegar a uma parcela mensal que realmente caiba no orçamento. Outra coisa que você precisa fazer é sempre contar com imprevistos, afinal, o caminhão terá desgaste trabalhando.

Informação é fundamental.

É muito importante sempre estar bem informado sobre notícias do setor, mudanças, legislação. Assim você fica por dentro do mercado em que atua e também, te ajuda nas tomadas de decisão.

Estar bem informada também é importante para saber avaliar os riscos, além de todos os custos que envolvem a área de transporte. É importante procurar um contador de confiança, dos sindicatos ou mesmo da rede SEST SENAT, para auxiliá-la e deixá-la ciente de todas as exigências para que possa fazer o transporte adequado, seguro, de forma regular e segura.

RNTRC 

A inscrição no Registro Nacional de Transporte de Carga (RNTRC), é obrigatória para os transportadores rodoviários remunerados de cargas em diversas categorias, entre elas o TAC (Transportador Autônomo de Cargas). Para se regulamentar no setor é preciso entrar em contato com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e informar o número de registro de transportadores autônomos: 657.391. 

Atualização profissional 

Atualmente, são grandes as exigências para contratar os serviços da motorista de caminhão. Para atender a nova realidade, a profissional do setor deve esquecer a ideia de que para conseguir um bom frete basta ter um caminhão e saber dirigir. É importante fazer cursos, se aperfeiçoar, se atualizar, se preocupar em ser pontual e manter seu instrumento de trabalho sempre com a documentação e mecânica em dia.

Seu trabalho vai preencher grande parte da sua vida e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho”.
Steve Jobs

Meninas, gostaram da matéria? Deixe sua opinião e sugestões. 

Fonte: O carreteiro

5 Comentários

Isabela Leopoldino 12/12/2021 00:53

Ser autônomo em qualquer profissão exige muita administração, mas algo sendo bem administrado tem tudo para dar certo e trabalhar certo e com o que gostamos é o caminho um ótimo trabalho.

Valdete 08/12/2021 17:59

Bem bacana podermos gerir nosso proprio negocio conhecendo todos patamares do empreendimento. Ser autônomo requer um olhar mais aguçado e cauteloso,sem dúvida e mais prazeiroso ser autônomo,ter liberdade e voz do querer . Mas tudo isso requer planejamento ,conhecimento e foco. Assim sendo tudo contribui para sucesso.

Gisely de Cássia da Cruz 07/12/2021 11:56

Estou me especializando, fazendo treinamentos e cursos, pegando prática nas operações de veículos de carga, pq se Deus abençoar meu objetivo e6tercmwu caminhão e saber tanto administrar bem , como tbm ser uma motorista , uma gestora de veículos de carga e articulados em excelência. E se preparar da maneira correta é um diferencial.

Cheila 07/12/2021 11:03

É isso aí ser independente também tem suas vantagens

Raquel 07/12/2021 10:52

Perfeito! Tudo temos que avaliar e fazer as contas, mas meu próximo passo é isso quero ser dona do meu trabalho. E ligo chega