}
Saúde & Bem-Estar

O que é infecção urinária e como tratá-la?

06/03/2020
Infecção urinária é causada por bactérias

Você sabe muito bem o quanto é complicado arranjar um tempo para ir ao banheiro ao longo do dia, já que não é sempre que existe um disponível no seu caminho.

Mesmo assim, é importante não deixar de ir toda vez que você tiver uma oportunidade, já que segurar demais o xixi pode causar infecção urinária

Essa infecção é causada por bactérias que são naturais na região da vagina e do ânus. O problema surge quando elas vão dessas áreas para a bexiga, algumas vezes chegando até aos rins. 

A partir de informações do Ministério da Saúde, explicaremos como surge essa infecção e o que você pode fazer para evitá-la. 

Como eu identifico que estou com infecção urinária?

A principal característica da infecção urinária é a forte ardência ao fazer xixi, que causa muita dor.

Junto do ardor, você também pode sentir vontade de ir ao banheiro muitas vezes ao longo do dia e a cor da sua urina pode ficar avermelhada, pois virá acompanhada de sangue. 

Outro sintoma muito comum é uma forte dor no “pé da barriga”, porque a infecção vai para a bexiga e, por conta da localização, acaba atingindo essa área. 

Quais são as principais causas dessa infecção? 

Por incrível que pareça, existem várias causas. A anatomia feminina é um dos fatores decisivos, já que o canal da urina da mulher é baixo e fica próximo aos locais onde essas bactérias se encontram, facilitando a contaminação. 

Além disso, se existe um histórico de infecção urinária na vida da mãe, há uma possibilidade grande de isso se repetir em sua filha. 

Ter relações sexuais sem camisinha também pode levar à doença, então é preciso estar sempre atenta!

A menopausa é outro fator de risco, pois a falta de hormônios, característica do período, torna a mulher predisposta a esse tipo de problema. 

Estando na estrada ou até mesmo trabalhando com distribuição urbana, fica complicado manter a higiene pessoal cem por cento em dia, mas é fundamental estar atenta e carregar sempre um lenço umedecido e, na medida do possível, ir ao banheiro quando sentir vontade. 

Como se prevenir da infecção urinária?

A regra é clara: beba bastante água e nunca segure a vontade de urinar. Com o aumento da hidratação, você irá mais vezes ao banheiro e isso impedirá que as bactérias fiquem tempo o suficiente no seu organismo para causar estragos!

Outro ponto importante é sempre fazer xixi após as relações sexuais, já que a urina limpa a uretra e acaba funcionando como uma proteção natural! 

Evite duchas vaginais, pois elas desequilibram a flora vaginal, e sempre limpe a região do períneo (entre o ânus e a vagina) com o papel higiênico no sentido da frente para trás, para evitar que as bactérias intestinais possam entrar em contato . 

Vale lembrar!

Caso você esteja com uma infecção urinária ou tenha esse problema frequentemente, não deixe de procurar um urologista para tratá-la o mais rápido possível, já que pode se agravar sem tratamento.

0 Comentários