}
Tecnologia & Segurança

O perigo dos pontos cegos do caminhão

21/07/2021

Olá meninas, tudo bem com vocês? 

Quanto maior o veículo, maior é seu potencial de oferecer pontos cegos. Se num automóvel pequeno somos surpreendidas por outros automóveis os quais não estavam em nossa visão, imagine nos caminhões. Você certamente sabe do que estamos falando, não?

Evitar todo e qualquer tipo de acidente no trânsito é parte do trabalho de quem dirige o dia todo, principalmente quando se está na direção de um veículo pesado onde são diversos os pontos cegos. Que podem causar graves acidentes.

E não é por estarmos em uma posição de altura elevada em relação a outro motorista, que o condutor de um caminhão tem uma visão melhor do seu entorno. Devido ao tamanho e altura do pesado, os pontos cegos são maiores, e precisam de maior atenção e cuidado, principalmente no tráfego nas cidades. 

 

A ilustração acima mostra os principais pontos cegos de um caminhão. Basicamente, próximo da parte frontal da cabine, onde não conseguimos enxergar pelo para-brisa dianteiro, na lateral esquerda e direita, e atrás do veículo. Na parte direita a situação dos pontos cegos é ainda mais crítica.

Se uma motocicleta trafegar nesta região e o motorista não conseguir observá-la com os espelhos retrovisores, em uma curva a direita o resultado poderá ser catastrófico. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos de pequeno porte possuem preferência sobre os de grande dimensão. Isso significa que os maiores cuidam dos menores. A responsabilidade é da motorista em cuidar para que os veículos pequenos trafeguem ao seu redor de forma segura. 

As luzes de sinalização também precisam estar em dia. E é nossa responsabilidade utilizá-las corretamente. 

Confira abaixo algumas dicas de pontos cegos que todas as motoristas devem seguir ao dirigir os pesados:
 
Fique sempre atento ao lado direito da cabine do caminhão. É a lateral que tem maiores espaços com pouca visão. No caso do Novo Actros, há um sensor de ponto-cego que avisa o motorista. Mas isso é só se você estiver em um Novo Actros. Confira mais sobre essa tecnologia: https://youtu.be/jDdVnrlumU8

Sempre mantenha uma distância segura do caminhão, não sabemos o que estará à frente.

Observar sempre a diagonal dianteira da cabine. Lá também pode haver algo que você não está vendo.

Lembre-se sempre de outra região: a parte final da lateral da cabine (o término da lateral antes de chegar na carroceria) dos dois lados do veículo. 

Atrás do caminhão, veículos com pouca distância do final da carreta ou do baú. Estão no ponto cego também.

Existem pontos cegos na parte dianteira do caminhão SIM. Pedestres, bicicletas, motos. É uma região perigosa, que deve sempre ter a atenção da motorista. Cuidado ao sair, se você não tem certeza do que está na frente.

Sempre seja paciente ao mudar de faixa. Observe todos os pontos cegos do lado para onde você vai deslocar o veículo.

E, por fim, pedestres conseguem passar despercebidos por estes pontos, então, todo cuidado é pouco. Danos materiais são reversíveis, mas a perda de uma vida não.

Bom, meninas. Então, todo o cuidado e respeito é pouco quando se trata de dirigir um caminhão. São obrigações que temos que ter no trânsito.

Até porque, todas nós queremos chegar em segurança em nossas casas ao final das nossas viagens.

Cuidem-se! E de olho nos pontos cego!
 

1 Comentários

Rafael 24/03/2022 14:17

Excelente Artigo Portal do Trânsito o Sr. é muito sábio. Realmente o ponto cego é horrível já causei Acidentes por conta disso, por varios anos eu procurei uma solução para isso, e parece que nada funcionava. Ate que eu encontrei um Espelho 360 que me ajudou muito no Trânsiot. Segue o link para os leitores, foi oque resolveu o meu caso. http://j360.afontejota.com.br/