}
Notícias do setor

O caminho para se tornar uma motorista de ônibus ou caminhão!

24/05/2024

É fato que mulheres estão cada vez mais presentes nos volantes dos ônibus e dos caminhões pelo Brasil!

Segundo dados do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) em 2024, já temos um total de 82,989 milhões de CNHs válidas. Observa-se um aumento significativo na participação feminina, representando 35,88% deste total, um aumento de quase 10% em comparação com 2021. Em 2023, apenas 15% das mulheres estavam envolvidas com transportadoras. No entanto, em 2024, este número subiu para 26%, com 3% delas atuando como motoristas e outros 3% ocupando cargos de gerência, diretoria ou conselho/presidência/CEO.

Mas apesar dos avanços, ainda são enfrentados desafios, desde a obtenção da habilitação, até as entrevistas de emprego, além do preconceito e discriminação. Muitas pessoas ainda acreditam que certas profissões, como ser motorista de caminhão e ônibus, não são adequadas para mulheres. No entanto, a sociedade está evoluindo e as mulheres estão reivindicando seus lugares nestas áreas, apesar dos estereótipos e das dificuldades.

Então, se vocês sonham em ser motoristas de caminhão e ônibus, aqui vão algumas dicas!

A CNH categoria C permite dirigir veículos de carga, como caminhões, exigindo, no mínimo, um ano de habilitação na categoria B e histórico limpo de infrações graves ou gravíssimas, ou reincidência em infrações médias nos últimos 12 meses.

Para a categoria D, destinada ao transporte de passageiros, incluindo ônibus, vans e micro-ônibus, é necessário ter 21 anos ou mais, CNH na Categoria B há dois anos ou na Categoria C há um ano, além de um histórico de infrações limpo.

A categoria E, permite dirigir veículos articulados ou conjunto de veículos acoplados, exigindo pelo menos um ano de habilitação na categoria C e atendimento aos requisitos de infrações.

É importante ressaltar, que mudanças de categoria na CNH exigem pelo menos um ano de experiência na categoria anterior. A primeira habilitação só permite as categorias A, B ou AB, válidas para motos e carros, e não é possível pular categorias.

Ao procurar por empregos, levem em consideração a legislação que assegura a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Explorem todas as alternativas no mercado, seja para trabalhar como motorista CLT em empresas e transportadoras, ou para atuar de forma autônoma, possuindo o próprio veículo e recebendo pagamentos por fretes realizados.

Além disso, para encontrar oportunidades de emprego, vocês podem acessar nosso site em https://avozdelas.com.br/#companies. Lá, vocês encontrarão empresas que apoiam e contratam mulheres motoristas.

Mas, se optarem por serem autônomas, consultem o site da ANTT para obter informações sobre os documentos necessários e o processo de registro no RNTRC, garantindo a regularização e evitando problemas legais no futuro. O caminho para se tornar uma motorista não é fácil, mas é possível. 

Compartilhem estas dicas com suas amigas e familiares para incentivá-las nesta jornada. Juntas, vamos mais longe!

6 Comentários

Daiane Moreira coelho vieira 29/05/2024 11:08

Juntas somos mais fortes e muito satisfatório ver que não somos um número,e cada vez estamos crescendo e todas em busca de primeira oportunidade ❤️

Mariluce 26/05/2024 07:14

Bom dia, trabalho com caminhão 10 anos na mesma empresa ,então acredite no seu sonho, tenha Fé, para Deus nada é impossível meninas 🙏🏼☝️

Equipe A Voz delas 27/05/2024 19:33

❤️🚛🌟

Nós mulheres que ainda não possuímos experiência,esse projeto é maravilhoso parabéns 24/05/2024 16:57

Tenho categoria E, curso mopp; curso carga indivisível. Estou em busca de uma oportunidade !

Equipe A Voz delas 27/05/2024 19:38

Oi! Fique sempre de olho aqui no site na aba: Empresa que fazem a diferença acesse: https://avozdelas.com.br/#companies

Soelma Alves Lima 24/05/2024 15:05

Como sempre as matérias são de grande conhecimento e incentivo, e apesar das dificuldades enfrentadas , já estamos vendo em números o aumento de mulheres tanto na questão da CNH profissional e tbm já atuando na área como profissional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Equipe A Voz delas 27/05/2024 19:40

Concordamos com você Soelma .🌟🚛❤️

Elis Regina Maciel 24/05/2024 13:46

A primeira oportunidade para a mulher no caminhão é a mais difícil,pq muitas empresas pedem experiência,e ainda um certo preconceito por parte de algumas empresas,mas o que me deixa feliz é ver que tem empresas que estão apoiando dando incentivo e oportunidade para as mulheres

Equipe A Voz delas 27/05/2024 19:41

Sim! Cada vez mais empresa estão tendo conhecimento do benefício de ter mulheres em sua frota.❤️🚛🌟

Santa Selvani Muniz 24/05/2024 13:45

Eu quero

Equipe A Voz delas 27/05/2024 19:42

🌟🚛❤️🚚