}
Notícias do setor

Números mostram que as mulheres estão mais presentes no trânsito!

22/03/2024

Olá, meninas! Tudo certinho com vocês? Vocês sabiam que as mulheres estão mais atuantes no trânsito? Sim! Dados recentes do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), comprovam a maior participação das mulheres no trânsito em todas as categorias, com destaque para o crescimento de habilitações na categoria A. 

Na prática, as mulheres têm demonstrado maior interesse em tirar ou renovar a habilitação. Segundo o Renach, entre 2018 e 2022, houve um aumento na quantidade de condutores do sexo masculino de 10%, enquanto o aumento na quantidade de condutores do sexo feminino foi de 15%. Neste mesmo período, as categorias de habilitação com os maiores aumentos percentuais de condutoras habilitadas foram carreta 30%, motocicleta/automóvel 25% e automóvel 12%. Pesquisas continuam sendo realizadas para o levantamento de dados de 2023. A divulgação desta apuração foi realizada pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária). 

Porém, o que chama mais a atenção é quando o assunto entra nas motocicletas, onde o aumento é ainda mais perceptível. De acordo com a Abraciclo, nos últimos dez anos, o número de motociclistas cresceu 58,4% no Brasil, passando de 23,3 milhões de brasileiros portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, em 2012, para mais de 36,9 milhões de pessoas, em 2022. O número de mulheres que andam de moto cresceu 97% no mesmo período. 

Em 2012, 4,5 milhões de brasileiras estavam habilitadas a pilotar. Em 2022, elas já somavam 8,9 milhões. A tendência é que este número aumente e tenhamos ainda mais mulheres no trânsito. Estes dados podem ser comprovados também quando analisamos alguns seguimentos, como o transporte de passageiros por aplicativo ou os coletivos e também o transporte de cargas, onde as mulheres seguem ganhando espaço nos volantes.

Óbitos

Um destaque da pesquisa é em relação a participação das mulheres em acidentes de trânsito. Apesar do aumento significativo da participação de mulheres no trânsito, os números de acidentes mostram que as mulheres se envolvem bem menos que os homens em acidentes fatais, considerando todas as categorias. 

De acordo com os dados do DataSUS, do Governo Federal, entre 2017 e 2021, aproximadamente 17% das vítimas fatais no trânsito brasileiro eram do sexo feminino. Nenhuma morte deve ser aceitável e para reduzir ainda mais esta porcentagem é importante mantermos as ações de conscientização, tornando o trânsito brasileiro mais seguro.

Meninas, a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós. Sejam vocês pedestres, motociclistas, motoristas de carro, de ônibus ou de caminhão, fiquem sempre atentas ao seu entorno quando transitar pelas vias. Além disso, não deixem de exercer a principal regra do trânsito, que é proteger os mais vulneráveis, principalmente, os pedestres, ciclistas e motociclistas. 

Lembrem-se sempre: a paz no trânsito começa por vocês! Laço Amarelo, um programa de responsabilidade social que salva vidas no trânsito!

Fonte: Laço Amarelo

1 Comentários

Maira edna 26/03/2024 09:37

dirigir com atenção sempre

Equipe A Voz Delas 26/03/2024 09:37

🥰