Saúde & Bem-Estar

NOVEMBRO AZUL

10/11/2023

Hoje, vamos falar sobre um assunto sério, vocês sabiam que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele)? Infelizmente, isso ainda é um tabu entre os homens, pois existe muito preconceito em relação ao exame realizado principalmente como método de prevenção.
É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. 

Você sabe onde fica a próstata e como ela é? 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. É responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

O que aumenta o risco?

•    A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

•    Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tantos fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida.

•    Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Sinais e sintomas.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Detecção precoce. 

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático).

Onde tratar pelo SUS:

Atualmente existem 317 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame, até cirurgias mais complexas. No site: Onde tratar pelo SUS | INCA - Instituto Nacional de Câncer , você encontra seu estado e onde realizar o tratamento.

Meninas, quando o assunto é saúde, prevenção é sempre a melhor prática! Fique sempre atentas a qualquer queixa de seu marido, pai, namorado ou filho. 

Cuide de quem você ama.

Fonte: Inca - Instituto Nacional de Câncer

0 Comentários