Dia a Dia

NO TRÂNSITO, FAZ BEM QUEM FAZ O BEM

26/11/2024

Olá, meninas! Para uma mobilidade mais segura, todos precisam ser mais humanos! Por isso, a reflexão deste mês, dentro do Programa Laço Amarelo, é: no trânsito, façam o bem, simplesmente porque faz bem.

Nos deslocamentos diários, o ir e vir pode parecer algo simples, mas, mesmo conhecendo o caminho e passando pela mesma rua há anos, não podemos deixar a rotina tomar conta. É fundamental manter a atenção no ato de transitar. Ruas, avenidas e estradas não estão amigáveis. Muito pelo contrário: muitos estão “descarregando” pelo caminho toda a sua tensão, suas angústias e frustrações, além de muita pressa, descaso e até raiva. Mesmo indo a pé a algum lugar é importante manter a atenção ao que acontece ao redor. Ao dirigir, vocês precisam manter o foco. E, se estiverem de bicicleta, a atenção deve ser a mesma, já que a distração é inimiga da segurança no trânsito.

A empatia é a ação mais importante e a pressa, a tensão e a angústia atrapalham as relações no trânsito, mudam o modo de transitar e podem levar a consequências irreversíveis. Pensar para agir é o princípio básico do ser humano. Agir por impulso ou simplesmente reagir pode agravar o problema e, consequentemente, tirar de cena a razão.

Se vocês notarem que um carro parou para vocês atravessarem na faixa de pedestres, sem semáforo, agradeçam. Se derem uma carona a alguém, peçam que a pessoa use o cinto de segurança, porque isso mostra que vocês se importam com quem está ao lado. Ao permitirem passagem a outro carro ou esperarem alguém estacionar, vocês podem estar inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo. Sorrir, agradecer e fazer um aceno de gentileza faz bem, tanto para quem pratica, quanto para quem recebe.

Ainda não há uma estatística oficial, mas basta uma pesquisa rápida na internet sobre desentendimentos, brigas e confusões no trânsito para perceber um aumento significativo destas situações no cotidiano de muitas cidades do país.

Lembrem-se de que pequenas ações de bondade no trânsito ajudam a criar um ambiente mais amigável e seguro para todos. No trânsito, faz bem quem faz o bem. Vamos juntos cultivar esta cultura de empatia e cuidado, porque cada gesto conta e pode transformar a mobilidade.  

O Programa Laço Amarelo deseja a vocês bons caminhos!

Fonte: Laço Amarelo

0 Comentários