}
Legislação

Multas por descumprir a Lei do Descanso crescem em 272%

26/07/2021

Olá menins! Como vocês estão? Esperamos de coração que estejam bem.

Sabemos que muitas de vocês já ouviram falar sobre a lei do descanso, e o quanto é importante ter esse tempo para quem está no trecho.

Porém, tivemos acesso a uma informação que nos preocupou muito. De acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF) o número de infrações por desrespeitar a Lei do descanso teve alta de 272% nos últimos 2 anos. É muita coisa.

E essa infração vem crescendo desde 2018. Naquele ano, foram computadas 5.775 infrações. Em 2020, o número saltou para 21.499. E, até maio deste ano, a PRF já havia registrado 11.366 infrações, que já mostra uma tendência de aumento para 2021.

A Lei do Descanso existe justamente para garantir melhores condições de trabalho e para aumentar a segurança viária. Ela determina que a motorista profissional não pode dirigir por mais de cinco horas e meia ininterruptas, e deve fazer pausas de 30 minutos de descanso dentro de cada seis horas.

Ainda de acordo com a lei, os profissionais tem que descansar no mínimo 11 horas a cada período de 24 horas. O desrespeito à lei acaba provocando alterações na saúde das motoristas e aumenta o risco de acidentes no Trânsito.

“A queda nos valores dos fretes e os prazos estreitos levam muitos desses profissionais a estender a jornada para conseguir rendimentos mais dignos, mas isso os submete, assim como os demais integrantes do sistema nacional de trânsito, a acidentes graves”, observa o Diretor da Ammetra - Associação Mineira de Medicina do Tráfego, Alysson Coimbra.

Bom meninas, em resumo, um corpo descansado tem reflexos mais rápidos e pode evitar acidentes.
 

0 Comentários