}
Mecânica

Mitos e verdades sobre o uso do freio motor nos caminhões

07/02/2022

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? É muito bom poder aprender sobre coisas relacionadas a caminhões, não é? E saber mais sobre freio motor e poder desmitificar as coisas sobre ele é melhor ainda.

Durante sua rotina de trabalho ao volante, é bem provável que você já tenha ouvido por aí diversas histórias e conselhos sobre o uso de freio motor de caminhão. Estou mentindo? Há quem recomende o uso, e há também aqueles que levantam dúvidas a respeito da utilização do recurso muitas vezes, infundadas.

A técnica do freio motor consiste em controlar a velocidade do veículo apenas reduzindo as marchas, o que diminui o giro do motor. Por muitos não entenderem ao certo o que ocorre no caminhão quando isso é feito, geram diversos mitos sobre o tema.

Pensando nisso, a Empresa Fras-Le parceira do Movimento A Voz Delas  revelou 4 mitos envolvendo o uso de freio motor de caminhões:

1.    Usar freio motor prejudica o caminhão?

Esse provavelmente é o principal mito sobre freio motor em que muitos acreditam. 
Saiba desde já que essa afirmação não se justifica. A verdade é que não existem indícios que apontem para isso, mas sim para o contrário. Ou seja, a prática pode ajudar na conservação e no aumento da durabilidade de diversos componentes, especialmente aqueles envolvidos de forma direta na frenagem, como tambores, discos e pastilhas.

Isso acontece porque a técnica permite que a carga de trabalho aplicada sobre o sistema de freios seja reduzida. Assim, o pedal pode ser acionado com menos intensidade, apenas de forma a auxiliar na redução de velocidade do caminhão, e também para pará-lo definitivamente.

O uso do freio motor confere ainda mais a cada marcha reduzida, você ganha mais controle sobre o caminhão, situação diferente de quando apenas os freios convencionais são utilizados nessa situação.

2.    Usar o freio motor de caminhão gera danos à caixa de marchas?

Mais uma história ouvida quando o assunto é freio motor e que podemos classificar como mito. A justificativa para muitos pensarem que seu uso pode danificar a caixa de marchas é achar que todo o esforço que o sistema de freio deixa de realizar acaba sendo transferido para esse componente.

É preciso entender que, a cada marcha reduzida, a rotação do motor também se torna mais limitada. Por isso, ao utilizar o freio motor, é importante cuidar apenas para que essas mudanças ocorram em faixas de rotação adequadas a cada troca.

Também notará que as condições podem variar de acordo com o peso da carga transportada, podendo ser necessário adequar o uso da técnica para uma frenagem eficiente.

Uma observação importante

A verdade é que as caixas de marchas são projetadas para trabalhar justamente com essa alternância de marchas. Dessa forma, a utilização do freio motor é apenas a aplicação dessa propriedade na prática, aproveitando-a para reduzir a velocidade do caminhão de forma muito segura.

3.    O freio motor provoca superaquecimento do motor?

Quando utilizado de forma correta, é muito pouco provável que o freio motor seja responsável por superaquecer o motor do caminhão. Especialmente após a popularização dos sistemas de alimentação por injeção eletrônica, essa situação se tornou um verdadeiro mito.

No momento em que o recurso é colocado em prática, a transferência de combustível para o motor é cessada pelo sistema. Da mesma forma, deixa de ocorrer a queima no interior do propulsor, o que é suficiente para evitar problemas relacionados ao aumento de sua temperatura interna. Mesmo que a rotação do motor pareça alta durante a redução de velocidade, o impacto disso na geração de calor é bem pequeno. Há também os que acreditam que o uso do freio motor provoca o superaquecimento do motor por prejudicar a circulação do óleo lubrificante. 

Nesse caso, o entendimento é que a prática aumenta a pressão interna no cárter, onde o líquido fica armazenado, e que isso afetaria suas propriedades fundamentais. Como consequência, o óleo não seria mais capaz de garantir o arrefecimento necessário.

O que é mito e o que é verdade?

No entanto, a história não é bem assim. A verdade é que o óleo lubrificante é produzido para suportar condições de trabalho muito mais rígidas do que as eventualmente impostas pelo uso do freio motor. É claro que, para isso, também é fundamental que o óleo em uso esteja dentro do seu prazo de validade e em boas condições.

4.    O freio motor de caminhão gasta mais combustível?

Como já comentamos, a utilização do freio motor pode fazer com que o motor opere em rotações mais altas por alguns momentos. Em razão disso, pensar que seu uso acarreta maior consumo de combustível é até normal, mas é outro conceito que não passa de mito de mecânica de caminhão.

Afinal, você também deve se lembrar que dissemos que o sistema de injeção eletrônica é responsável por interromper a passagem do combustível quando o freio motor é utilizado. Isso significa que praticamente não há consumo durante o período em que o recurso é utilizado pelo motorista. Como a injeção eletrônica está presente na maior parte dos veículos hoje em dia, é bem provável que essa também não represente uma preocupação para você.

Utilizar o freio motor no caminhão é uma alternativa muito segura para reduzir sua velocidade em diversas situações. Além de não aumentar o consumo de combustível, a prática ajuda a preservar os componentes do veículo, o que reduz a necessidade de manutenção do caminhão.

Meninas, é claro que, para que tudo isso funcione bem e você rode tranquilo pelas estradas, contar com peças de qualidade e manutenção em dia de seu caminhão é indispensável. Fiquem ligadas em nosso site para saber mais. Até a próxima. 

Fonte: blog.fras-le.com

5 Comentários

Débora Patrícia Oliveira 08/02/2022 21:01

Realmente questão de freio motor entre outros mitos, ele é seguro sim na redução de velocidade e no consumo, eu tô aprendendo na prática isso! Informações importantes e que esclarecem mitos. E quem faz na prática vê que realmente faz a diferença e pra muito melhor. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Isabela Leopoldino 08/02/2022 13:12

Informações de extrema importância Uma ferramenta para ajudar o motorista, a redução de combustível entre diversas coisas

Adriana Santos 08/02/2022 09:26

Informações importantes, obrigada pelo esclarecimento.

Dainara 07/02/2022 14:18

😊😊😊🤝

Maria marta 07/02/2022 13:37

que legal, não sabia gostei pq intendi facil tudo que estava dizendo valeu