}
Vida na Estrada

Mecânica básica para caminhoneiras e cristais

03/12/2020

Oiê! Como estão as coisas nas estradas? Vamos falar um pouco sobre mecânica básica para caminhões? A gente sabe que nem todo mundo tem facilidade com o tema, mas as motoristas geralmente tem mais afinidade com a questão. Vamos testar seus conhecimentos básicos? Confira todas as informações que o Movimento A Voz Delas separou especialmente para caminhoneiras e algumas dicas para as cristais compartilharem com seus parceiros.

O caminhão é uma ferramenta de trabalho e por isso, o seu perfeito funcionamento é fundamental para os profissionais das estradas, que sofrem constantemente com vias esburacadas e o desgaste natural. Desta forma, a manutenção é uma questão essencial no quesito da mecânica.

A manutenção preventiva é a escolha certa, afinal é melhor ficar parada com uma programação, do que com o veículo quebrado durante uma viagem e essa atitude também evita acidentes. Por isso, pese sempre a relação entre o custo e o benefício de suas estratégias de frete.

Vamos falar sobre as partes mais importantes para você ficar ligada? Confira a seguir:

Motor e troca de óleo

A mais importante delas é o motor. Com uma falha grave nesse componente o caminhão literalmente para. Aqui, vale se certificar da qualidade do óleo e da necessidade de troca do mesmo. Sempre siga as recomendações do fabricante sobre a quilometragem para troca do óleo e verifique com frequência o nível no compartimento do motor. Fique atenta com a fumaça excessiva e de coloração muito escura que possa sair do escapamento.

Tenha ainda cuidado com o sistema de refrigeração do motor, e também com a válvula termostática que funciona por meio de um sensor. É importante manter sempre em dia o aditivo no líquido refrigerante para evitar a corrosão de componentes metálicos. Este líquido mantém o motor refrigerado e também evita que componentes não rompam devido às altas temperaturas. Se o sistema não estiver em perfeito funcionamento pode até mesmo fundir o motor. Olho ainda nas mangueiras e possíveis vazamentos.

Elétrica

Todas as vezes que fizer paradas mais longas, antes de subir na boleia e cair na estrada, cheque as luzes, setas, faróis e evite além de gastos extras com a fiscalização, o risco de causar acidentes, ao mudar de pista sem sinalizar, por exemplo.

Fique ligada nos fluídos

Além da água do sistema de resfriamento do motor, o fluido do sistema de direção hidráulica também precisa ser checado. Anomalias na direção hidráulica podem te deixar em maus lençóis, sendo muito difícil virar a direção sem o sistema operante.

Suspensão

É responsável por minimizar e absorver impactos causados pela estrada para não causar danos estruturais ao caminhão, danos à carga e ainda, promove uma melhor experiência para o motorista e passageiro. Nesse sentido, caso ocorra algum defeito, geralmente é de fácil percepção e precisa ser corrigido rapidamente.

Pneus

Sempre que sair para uma viagem é importante fazer a checagem dos pneus e mantê-los sempre calibrados conforme recomendação do manual de operação do veículo.

Os pneus estão em contato direto com o asfalto e não só são responsáveis pela locomoção, mas também são essenciais para a estrutura estável dos caminhões. Dessa forma, confira se estão em bom estado, sem rupturas, rachaduras, nervuras rasas (lisos) ou ainda, muito gastos. Cuidados com esse item podem evitar tombamentos e outros acidentes graves.

Sistema de transmissão

A palavra de ouro aqui é lubrificação, graças ao atrito que ocorre constantemente com as peças responsáveis por levar a rotação do motor para o sistema de tração. Ouvido atento, pois qualquer barulho estranho merece uma avaliação mais profunda.

Consumo de combustível

O desempenho da sua máquina, ou seja, o gasto de combustível excessivo é outro indicador de problema. Controle o gasto por rodagem e verifique se o desempenho caiu muito, o que é sinal de mau funcionamento ou ainda, combustível de qualidade inferior. São diversos os fatores que podem ocasionar o problema, desde pneus com calibragem incorreta, questões na alimentação do veículo, desalinhamento e até problemas no trem-de-força.

Fique sempre de olho no caminhão

Sabe aquela olhada boa? Sempre faça a inspeção diária do seu caminhão conforme o manual do veículo, isso é vital para o bom desempenho do seu caminhão e sua segurança.

Você conhece seu caminhão ou o do seu marido melhor do que ninguém e por isso, verifique as peças visualmente para avaliar o estado de cada uma delas. Caso algo esteja fora do que costuma ver, procure uma oficina para manutenção.

Se você trabalha para uma transportadora ou com um caminhão alugado, uma dica valiosa é fazer fotos e vídeos assim que pegar o veículo. É uma boa ideia solicitar que este seja um processo supervisionado, para ter certeza do bom funcionamento e aspecto de cada sistema. Importante também ter sempre a mão os contatos dos parceiros que realizam a manutenção.

Gostou dos pontos abordados aqui no texto? Sentiu falta de algum? Se sim, conta para a gente qual e como você faz a avaliação desses componentes para podermos compartilhar todas as dicas com as leitoras.

Queremos vocês com a gente sempre juntas nessa viagem! Rodar nas estradas pode ser um trabalho mais tranquilo e seguro com alguns cuidados específicos e atenção, que as mulheres costumam tirar de letra.

0 Comentários