}
Saúde & Bem-Estar

Março lilás – Mês de combate ao Câncer de colo de útero

04/03/2024

Olá, meninas! Tudo certinho com vocês? Hoje o assunto é muito importante: saúde da mulher, e a primeira coisa que vocês precisam se preocupar é: estão com seus exames preventivos em dia?

Março é o mês da conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que tem o objetivo de conscientizar a população feminina e apoiá-las no enfrentamento a este tipo de câncer, o terceiro mais frequente entre a população feminina no país. Durante este período, instituições de saúde pública e privada estão promovendo campanhas para conscientizar a população sobre os riscos de desenvolvimento da doença, seus sintomas e como se prevenir. Apesar de ser altamente evitável, a doença mata 35,7 mil mulheres a cada ano nas Américas - a maioria (80%) desses casos ocorre na América Latina e no Caribe. Mas, vocês conhecem as causas e como é possível evitá-lo? 

A principal causa do câncer de colo do útero é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Porém, também pode acontecer em mulheres que não foram infectadas pelo vírus e que têm mais de 45 anos, fumam e fazem uso de pílula anticoncepcional por muito tempo, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Quando identificado nos estágios iniciais, pode ser tratado e tem altos índices de cura.

Por isso, é importante consultar regularmente o ginecologista, para fazer exames como Papanicolau e colposcopia, por exemplo, que facilitam a identificação precoce de alterações sugestivas de câncer.

Sintomas de câncer de colo do útero

Conforme a doença avança, o corpo da mulher passa a apresentar alguns sintomas, como sangramento vaginal fora do período menstrual ou após as relações sexuais, corrimento com mau cheiro, dor durante a relação sexual, dor abdominal e sensação de pressão na parte inferior da barriga. Os principais sintomas de câncer de colo do útero são:

•    Sangramento fora do período menstrual;
•    Sangramento após a relação sexual;
•    Corrimento com mau cheiro ou coloração escura;
•    Dor abdominal ou pélvica, que pode piorar ao urinar ou evacuar;
•    Dor durante a relação sexual;
•    Sensação de pressão na parte inferior da barriga;
•    Vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite;
•    Perda rápida de peso sem motivo aparente. 

Além disso, em alguns casos, a pessoa também pode apresentar cansaço excessivo, dor e inchaço nas pernas, perdas involuntárias de urina ou de fezes. Tais sintomas são mais frequentes quando a doença já está mais avançada, por isso é fundamental que o ginecologista seja consultado assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do câncer de colo do útero é feito pelo ginecologista através do exame pélvico, da avaliação da história familiar e de saúde da mulher. Durante a consulta ginecológica, poderá ser realizado o toque vaginal e avaliação da vagina e do colo do útero. Por meio do SUS, as mulheres podem receber gratuitamente orientações sobre prevenção, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

Meninas, o câncer de útero é um dos mais frequentes entre a população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, além de ser a quarta causa de morte de mulheres no mundo. Por isso, é muito importante ficar atenta aos sinais do nosso corpo e, muito além disso, é preciso manter em dia os exames preventivos. Então, cuidem-se! Dêem mais atenção à sua saúde, marquem seus exames e façam um acompanhamento médico básico. Nosso corpo é nosso maior patrimônio! Compartilhem essa notícia entre suas amigas. Até a próxima!
 

Fonte: Tua Saúde

1 Comentários

Iara a motoristinha 04/03/2024 13:27

Se prevenir é o melhor remédio 👏🏽👏🏽👏🏽