Comportamento

Mães motoristas e os desafios longe da família

10/06/2024

Hoje vamos falar sobre a dificuldade enfrentada pelas mães caminhoneiras e motoristas de ônibus que amam a estrada, mas sofrem com a distância da família. O trabalho nas rodovias é feito com paixão e sabemos que dirigir grandes caminhões ou ônibus representa muita liberdade e satisfação. Porém, isso também traz o desafio da saudade da família, dos amigos e do lar, o que, para as mães, significa um aperto extra no coração, especialmente pelos filhos.

Embora não haja um número preciso nacional, é evidente que o número de mulheres motoristas está aumentando. No Brasil, dados de 2024 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostram que há 61.191 mulheres habilitadas para dirigir veículos da categoria C e 7.296 para a categoria E. Isso marca um aumento notável em relação a estudos anteriores, como o do DNIT em 2021, que mencionou que as mulheres representavam pouco mais de 6% do total de habilitados entre as categorias, C, D e E. 

Verdadeiras guerreiras, essas mães demonstram muita força para atuar em um ambiente predominantemente masculino e estar presente na vida dos filhos é uma prioridade, não apenas para cuidar deles, mas também para compartilhar afeto e oferecer apoio em qualquer desafio. Mas a saudade é uma parte inevitável da profissão e manter o contato frequente pode trazer alívio ao coração e ajudar a manter o rumo certo.

Utilizar tecnologias de vídeo, voz e mensagens é essencial para estar presente na vida dos filhos, mesmo a quilômetros de distância. Equipamentos com acesso à internet são valiosos aliados nesse sentido, assim como rádios de longo alcance para a comunicação em áreas sem cobertura de celular.

Outra dica importante é contar com aliados que possam ajudar a cuidar dos filhos, proporcionando segurança, tanto para os pequenos, quanto para as mães.

Além disso, manter o diálogo aberto com os filhos é fundamental. Eles devem sentir confiança para compartilhar suas preocupações, permitindo que, mesmo de longe, as mães possam ajudar a resolver problemas ou transmitir carinho. 

Então, o contato regular é essencial. Não fiquem muito tempo sem falar com seus filhos, independentemente da idade deles. Uma simples ligação perguntando sobre como foi o dia é sempre importante e permite acompanhar de perto a rotina e a vida daqueles que vocês tanto amam.

A Voz Delas é um Movimento que busca abordar os diversos aspectos da vida das caminhoneiras, motoristas de ônibus e cristais, incluindo os desafios que tocam o coração das nossas leitoras. Por isso, querem sugerir algum tema? Cliquem aqui e compartilhem a sua opinião!


 

1 Comentários

Flávia Bueno 10/06/2024 09:38

Realmente não é fácil essa vida de motorista,mais eu agradeço a Deus pois sei que elas estão em um ambiente famíliar que cuidam delas com amor e carinho. E agradeço mais ainda onde eu tenho o apoio delas que entende que o que faço na minha profissão foi presciso e por amor também.

equipe a voz delas 10/06/2024 10:46

😍🚌🚚