Liberação do Super Rodotrem nas rodovias
22/11/2021Oi, Meninas! Vocês estão bem? Faz tempo que não vemos um Super Rodotrem circulando por aí, né? Mas temos boa notícia! A combinação de veículo de carga (CVC) com 11 eixos e peso bruto total (PTBC) combinado de 91 toneladas, conhecida como Super Rodotrens, poderão circular novamente pelas rodovias brasileiras.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União, uma resolução que autoriza a circulação dos veículos de até 91 toneladas por todo o território brasileiro, portando uma licença AET (Autorização Especial de Trânsito). A resolução nº 872, de 13/09/2021, passou a valer a partir de 1º de outubro de 2021.
O Ministério da Infraestrutura vinha preparando estudos sobre o tema desde o ano passado e após análise realizada pela Coordenação Geral de Segurança no Trânsito, os veículos de carga de 11 eixos e peso bruto total combinado superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas destinados ao transporte, terão permissão para tráfego, após muita especulação em torno da liberação, principalmente por parte das indústrias do setor canavieiro e florestal, responsáveis principalmente pela produção do etanol e celulose.
O Super Rodotrem tem o maior peso bruto e a maior capacidade de carga de todos os veículos autorizados a circular atualmente. Criados em 2016, foram equipados com 8 eixos no implemento - 3 na primeira carreta, 2 no dolly e outros 3 na segunda carreta. A composição tem 11 eixos no total, podendo chegar até 30 metros de comprimento e 4,4 metros de altura, alcançando um PBTC de 91 toneladas.
Circulação em Rodovias foi proibida
Em setembro de 2018, os caminhões de 11 eixos foram proibidos de circular nas rodovias após uma ação judicial da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), alegando que a circulação havia sido autorizada sem o devido estudo dos fatores que impactam a infraestrutura viária, já que os veículos causavam constantes danos em vias, pontes e viadutos, que não foram construídas para esse tipo de veículo. Em junho de 2019, foi publicado um ofício do Contran, orientando que os fiscais de trânsito não aplicassem multas aos implementos dotados do 4° eixo direcional, até que o órgão tivesse um entendimento claro e objetivo sobre o tema.
Legislação sobre o tema
No Brasil, existe uma legislação que regula o tráfego de veículos em todas as rodovias do país. O Contran, por exemplo, limita o peso máximo por eixo que cada veículo pode carregar. Esse limite se torna necessário não só para garantir a segurança dos veículos nas estradas, mas também a conservação das mesmas.
Com o implemento do 4° eixo, o PBTC fica em 58,5 toneladas, acima do total combinado de um bitrem, que tem 57 toneladas e deverá destinar-se exclusivamente ao transporte de cana-de-açúcar. Com isso, será necessário que os implementos sejam tracionados da forma correta, para cavalos mecânicos 6x4 e só podem circular mediante o porte da licença AET, válida por 1 ano. A emissão da licença é realizada pelo Detran e pode ser solicitada por meio eletrônico. São realizados diversos estudos técnicos para comprovar a capacidade e segurança dos veículos nas vias em que irá trafegar.
Gostou de saber que o Super Rodotrem estará de volta à ativa? Deixe seu comentário.
12 Comentários
Política de Privacidade
Direitos autorais
O texto, imagens, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites da Internet da Mercedes-Benz estão todos sujeitos a direitos autorais e outras proteções de propriedade intelectual.
Estes objetos não podem ser copiados para uso ou distribuição comercial, nem podem ser modificados ou reenviados a outros sites.
Alguns sites da Internet da Mercedes-Benz também contêm imagens que estão sujeitas à proteção dos direitos autorais de seus provedores.
Variações no Produto
Algumas informações de produtos, ilustrações e imagens contidas neste site da internet podem ter sido preparados para uso genérico em sites da Mercedes-Benz mantidos em diversos países. Consequentemente, algumas informações e/ou acessórios podem não estar disponíveis em alguns países, ou para atender a demanda de mercado local ou regulamentos, podem estar disponíveis somente em configurações ou especificações diferentes.
Se você está interessado em algum modelo de veículo, cor, opcional ou acessório mostrado no site da internet, mas está incerto quanto à sua disponibilidade ou especificação em sua localidade, você pode entrar em contato com um distribuidor autorizado do respectivo produto para informações detalhadas.
Preço
Os preços são válidos ao tempo de sua publicação e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Marcas Registradas
Exceto indicação em contrário, todas as marcas exibidas nos sites da Internet da Mercedes-Benz estão sujeitas aos direitos de marca registrada da Mercedes-Benz, aplicando-se especialmente às suas placas identificadoras de modelos e seus logotipos e emblemas corporativos.
Nenhuma Licença
A Mercedes-Benz procurou alcançar um site da Internet inovador e informativo. Esperamos que você esteja tão estusiasmado como nós a respeito deste esforço criativo.
Entretanto, a Mercedes-Benz precisa proteger sua propriedade intelectual, inclusive suas patentes, marcas registradas e direitos autorais. Desta forma, por favor considere que nenhuma licença de propriedade intelectual da Mercedes-Benz é concedida por meio deste site da Internet.
Declarações sobre o Futuro
perspectivas, apresentações, arquivos de áudio e vídeo de eventos (ao vivo ou gravados) e outros documentos deste website contêm entre outras coisas declarações que refletem a visão atual da direção da Mercedes-Benz com respeito a eventos futuros. As palavras "antecipar", "acreditar", "estimar", "esperar", "pretender", "poder", "planejar", "dever" e expressões similares identificam declarações sobre o futuro. Tais declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo mas não se limitando a: recessão econômica na Europa ou Estados Unidos; mudanças nas taxas de câmbio, de juros e preços de matéria prima; lançamento de produtos concorrentes; incentivos crescentes de vendas; a implementação bem-sucedida do novo modelo de negócios da marca smart; e declínio nos preços de revenda de veículos usados. Se qualquer um destes ou quaisquer outros riscos e incertezas ocorrerem (alguns dos quais estão descritos no mais recente relatório anual da Mercedes-Benz sob o título "Relatório de Risco" e no mais recente relatório anual em formulário 20-F arquivado na Securities and Exchange Commission dos EUA sob o título "Fatores de Risco"), ou se as suposições relativas a estas declarações comprovarem-se incorretas, os resultados reais poderão ser diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Nós não intencionamos ou assumimos obrigações de atualizar qualquer declaração sobre o futuro que refere-se apenas à data na qual foi expressa.
Nenhuma Garantia ou Representação
A informação neste site da internet é proporcionada pela Mercedes-Benz da forma como é conhecida e na extensão permitida por lei, sem garantia de qualquer espécie, expressa ou implícita, inclusive (mas não limitado a) quaisquer garantias implícitas de mercadologia, adequação para qualquer finalidade em particular, ou não infringência. Embora a informação proporcionada seja considerada correta, ela pode incluir erros ou imprecisões.
Este site contém links a sites externos que não estão sob domínio da Mercedes-Benz. Em vista disso, não somos responsáveis pelo conteúdo de qualquer site apontado pelos links. A Mercedes-Benz fornece estes links para você apenas como uma conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o endosso do site pela Mercedes-Benz.
Eluá 01/12/2021 13:27
Sem contar com as rodovias que estão cada vez mais precárias, sem ter a infraestrutura e manutenção de que realmente precisam.
Eluá 01/12/2021 13:24
É sempre bom estar bem informado sobre as novas regras no trânsito. Mas também ficará mais difícil, pois além de não ter postos de apoio, pela falta de espaço. Também irá gerar grande impacto sobre fretes e salários dos caminhoneiros.
Jane 24/11/2021 19:16
É Excelente notícia,q os pesados estão nas estradas,e sería...🤔 Bom q estradas aguentassem toneladas...porq pagamos impostos absurdos constamente,é injusto demais isso!
Valdete 22/11/2021 19:30
Que legal. Na verdade ainda não vi nenhum deles. Bem bacana esses gigantes na rodagem,só imagino como será dificil as pernoites nos postos,porque maioria dos postos não tem espaço adequado.
Patrícia Maria De Jesus Souza 22/11/2021 19:22
Nossa q legal o único medo e as rodoviária e estradas q não estão preparados pra isso aliás pra Mem um né são poucas rodoviária boas mais são as q mais tem pedágio e falando em pedágios imagina só 11 eixos o valor q vai ser com os preços absurdos né só deus
Larissa 22/11/2021 18:58
E bom saber que os pesados podem voltar a sua atividade normal e assegurado de uma lei que permite sua transição nas rodovias do nosso Brasil,ótima matéria...
Daiane Moreira Coelho Vieira 22/11/2021 18:52
Notícia boa agora podem circular normalmente nas nossas rodovias, o bom que agente fica informada e por dentro das leis 👏👏👏
Isabela Leopoldino 22/11/2021 18:41
Muito interessante saber que estão de volta e podendo rodar tranquilos, são muito usados para o setor canavieiro então com essa notícia teremos caminhoneiros felizes por poderem dirigir nas estradas novamente o super rodotrem 👏🏽
Joice 22/11/2021 18:25
Quem acompanha esse site não fica desinformado nunca, muito boa notícia para o mundo do transporte 👏
Débora Patrícia Oliveira 22/11/2021 18:21
Gostei de saber da novidade, os brutos estarão de volta na rodagem. Muito feliz com essa notícia. Bom ver eles no trecho 👏🏼👏🏼
Adriana Santos 22/11/2021 18:16
É bom que possamos acompanhar a evolução do retorno desses gigantes da estrada e qual impacto isso pode trazer na malha viária e na economia do país, temos também a preocupação maior com a segurança na estrada.
Simone 22/11/2021 18:13
Coisa boa, aqui onde eu moro é proibido passar rodotrem. Tomara que liberem tudo. Facilita muito a vida, e o transporte em geral .