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Legislação

Liberação do Super Rodotrem nas rodovias

22/11/2021

Oi, Meninas! Vocês estão bem? Faz tempo que não vemos um Super Rodotrem circulando por aí, né? Mas temos boa notícia! A combinação de veículo de carga (CVC) com 11 eixos e peso bruto total (PTBC) combinado de 91 toneladas, conhecida como Super Rodotrens, poderão circular novamente pelas rodovias brasileiras. 

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União, uma resolução que autoriza a circulação dos veículos de até 91 toneladas por todo o território brasileiro, portando uma licença AET (Autorização Especial de Trânsito). A resolução nº 872, de 13/09/2021, passou a valer a partir de 1º de outubro de 2021.

O Ministério da Infraestrutura vinha preparando estudos sobre o tema desde o ano passado e após análise realizada pela Coordenação Geral de Segurança no Trânsito, os veículos de carga de 11 eixos e peso bruto total combinado superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas destinados ao transporte, terão permissão para tráfego, após muita especulação em torno da liberação, principalmente por parte das indústrias do setor canavieiro e florestal, responsáveis principalmente pela produção do etanol e celulose.

O Super Rodotrem tem o maior peso bruto e a maior capacidade de carga de todos os veículos autorizados a circular atualmente. Criados em 2016, foram equipados com 8 eixos no implemento - 3 na primeira carreta, 2 no dolly e outros 3 na segunda carreta. A composição tem 11 eixos no total, podendo chegar até 30 metros de comprimento e 4,4 metros de altura, alcançando um PBTC de 91 toneladas.   

Circulação em Rodovias foi proibida

Em setembro de 2018, os caminhões de 11 eixos foram proibidos de circular nas rodovias após uma ação judicial da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), alegando que a circulação havia sido autorizada sem o devido estudo dos fatores que impactam a infraestrutura viária, já que os veículos causavam constantes danos em vias, pontes e viadutos, que não foram construídas para esse tipo de veículo. Em junho de 2019, foi publicado um ofício do Contran, orientando que os fiscais de trânsito não aplicassem multas aos implementos dotados do 4° eixo direcional, até que o órgão tivesse um entendimento claro e objetivo sobre o tema. 

Legislação sobre o tema

No Brasil, existe uma legislação que regula o tráfego de veículos em todas as rodovias do país. O Contran, por exemplo, limita o peso máximo por eixo que cada veículo pode carregar. Esse limite se torna necessário não só para garantir a segurança dos veículos nas estradas, mas também a conservação das mesmas.

Com o implemento do 4° eixo, o PBTC fica em 58,5 toneladas, acima do total combinado de um bitrem, que tem 57 toneladas e deverá destinar-se exclusivamente ao transporte de cana-de-açúcar. Com isso, será necessário que os implementos sejam tracionados da forma correta, para cavalos mecânicos 6x4 e só podem circular mediante o porte da licença AET, válida por 1 ano. A emissão da licença é realizada pelo Detran e pode ser solicitada por meio eletrônico. São realizados diversos estudos técnicos para comprovar a capacidade e segurança dos veículos nas vias em que irá trafegar. 

Gostou de saber que o Super Rodotrem estará de volta à ativa? Deixe seu comentário.

12 Comentários

Eluá 01/12/2021 13:27

Sem contar com as rodovias que estão cada vez mais precárias, sem ter a infraestrutura e manutenção de que realmente precisam.

Eluá 01/12/2021 13:24

É sempre bom estar bem informado sobre as novas regras no trânsito. Mas também ficará mais difícil, pois além de não ter postos de apoio, pela falta de espaço. Também irá gerar grande impacto sobre fretes e salários dos caminhoneiros.

Jane 24/11/2021 19:16

É Excelente notícia,q os pesados estão nas estradas,e sería...🤔 Bom q estradas aguentassem toneladas...porq pagamos impostos absurdos constamente,é injusto demais isso!

Valdete 22/11/2021 19:30

Que legal. Na verdade ainda não vi nenhum deles. Bem bacana esses gigantes na rodagem,só imagino como será dificil as pernoites nos postos,porque maioria dos postos não tem espaço adequado.

Patrícia Maria De Jesus Souza 22/11/2021 19:22

Nossa q legal o único medo e as rodoviária e estradas q não estão preparados pra isso aliás pra Mem um né são poucas rodoviária boas mais são as q mais tem pedágio e falando em pedágios imagina só 11 eixos o valor q vai ser com os preços absurdos né só deus

Larissa 22/11/2021 18:58

E bom saber que os pesados podem voltar a sua atividade normal e assegurado de uma lei que permite sua transição nas rodovias do nosso Brasil,ótima matéria...

Daiane Moreira Coelho Vieira 22/11/2021 18:52

Notícia boa agora podem circular normalmente nas nossas rodovias, o bom que agente fica informada e por dentro das leis 👏👏👏

Isabela Leopoldino 22/11/2021 18:41

Muito interessante saber que estão de volta e podendo rodar tranquilos, são muito usados para o setor canavieiro então com essa notícia teremos caminhoneiros felizes por poderem dirigir nas estradas novamente o super rodotrem 👏🏽

Joice 22/11/2021 18:25

Quem acompanha esse site não fica desinformado nunca, muito boa notícia para o mundo do transporte 👏

Débora Patrícia Oliveira 22/11/2021 18:21

Gostei de saber da novidade, os brutos estarão de volta na rodagem. Muito feliz com essa notícia. Bom ver eles no trecho 👏🏼👏🏼

Adriana Santos 22/11/2021 18:16

É bom que possamos acompanhar a evolução do retorno desses gigantes da estrada e qual impacto isso pode trazer na malha viária e na economia do país, temos também a preocupação maior com a segurança na estrada.

Simone 22/11/2021 18:13

Coisa boa, aqui onde eu moro é proibido passar rodotrem. Tomara que liberem tudo. Facilita muito a vida, e o transporte em geral .