}
Saúde & Bem-Estar

Janeiro Branco: como você está cuidando da sua saúde mental?

03/01/2024

Olá, meninas! Janeiro chegou cheio de sol e calor trazendo também a Campanha Janeiro Branco, que atua de maneira firme para ampliar a consciência, despertar, educar e desenvolver as pessoas em relação a como cuidar da saúde mental, iniciando uma série de orientações sobre saúde realizadas durante o ano. A iniciativa foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. 

A escolha do período não é por acaso: o início de um novo ano pode gerar ou aumentar a ansiedade, seja pela frustração de não ter cumprido metas do ano anterior ou pelo anseio por mudanças, novas metas e objetivos. Outra questão bastante apontada pelos especialistas é a questão financeira, já que o início do ano é o momento de quitar dívidas, como IPVA, IPTU, matrículas escolares no caso de pais e mães etc. 

Saúde mental é uma questão urgente para o nosso país, já que o Brasil está no 11º lugar do ranking de países mais ansiosos do mundo, com 13,2 milhões de pessoas com algum transtorno de ansiedade. No entanto, a saúde mental não merece atenção apenas no Janeiro Branco e os cuidados são necessários durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas irá sofrer com algum transtorno mental durante a vida, o que reforça ainda mais a importância de falar sobre o assunto. 

Como cuidar da saúde mental?

Antes de mais nada é importante a pessoa entender que precisa de ajuda. “As pessoas acreditam que faz parte do rol de doenças mentais apenas os casos mais severos, em que os sintomas são aparentes. Não compreendem que a ansiedade e a depressão também são problemas psíquicos e que apresentam o maior índice de crescimento hoje entre as doenças mentais diagnosticadas”, diz a psicóloga e psicanalista Andrea Ladislau. 

A especialista reforça que a terapia é uma excelente ferramenta na construção da saúde mental do ser humano. Assim, por meio da psicoterapia e do atendimento clínico profissional, o indivíduo poderá ter contato com seu eu interior, conhecer gatilhos, emoções e administrar de forma leve seus sentimentos e os desafios que o mundo impõe.

Andrea explica que “uma mente doente pode estar acometida por diversos problemas e transtornos variados, como angústias, depressão, fobias exageradas, pânico, traumas, síndromes, entre outros. A questão é que só vamos nos atentar para isso quando já estamos doentes mentalmente”. Outro ponto levantado por ela é a idade em que as questões de saúde mental são observadas, já que existe uma certa negligência com a saúde mental das crianças. 

Meninas, cuidar da saúde mental é de extrema importância, mas requer muita dedicação e, principalmente, autoconhecimento. A mensagem que a especialista Andrea nos deixa é que devemos buscar conhecer nosso interior, nossas questões, sentimentos, reações e respeitar nossos limites. “Ao fazer isso não estaremos negligenciando nosso eu. Assim, fica mais fácil lidar com o mundo a nossa volta e nos relacionarmos melhor com os outros.” Complementa Andrea. 

Vocês estão atentas à saúde mental de vocês? Aproveitando que estamos falando sobre esse tema tão importante, você já viu a quarta edição no Programa Delas no qual abordamos a temática "Inteligência Emocional"? 

Não perca! Clique aqui e assista

Compartilhem aqui com a gente o que vocês fazem para se cuidarem! 

Fonte: Vitat

2 Comentários

Jhenifer 03/01/2024 11:25

Infelizmente estou com a saúde mental abalada muitos problemas não tenho coragem de procurar ajuda pq aos olhos de que não passa isso e frescura

Equipe A Voz Delas 08/01/2024 11:10

Oi, Jheniffer! Me adicione no whatsApp 11-98921-6632, para podermos te auxiliar em encontra a ajuda necessária. Saúde emocional é prioridade.

Viviane Cristina Ferreira Carvalho 03/01/2024 11:10

Cuidados e sempre bom

equipe a voz delas 08/01/2024 11:10

🥰