Grupo CCR ganha leilão de concessão da Via Dutra
09/02/2022
Olá! Tudo bem com vocês? 2021 foi o ano em que a Via Dutra completou 70 anos, e foi o palco do que se tornou o maior leilão da história. O grupo CCR arrematou no dia, 29 de outubro o leilão de concessão de 625,8 quilômetros das rodovias BR-101 (Rio-Santos) e BR-116 (Presidente Dutra) nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A disputa ocorreu na bolsa de valores de São Paulo, conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério da Infraestrutura.
A outra concorrente que participou da disputa, foi o grupo Eco Rodovias.
A rodovia já estava há 25 anos sob a concessão da CCR NovaDutra, que agora recebe licença para administrar a Via Dutra pelos próximos 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.
O processo licitatório, que agora inclui trecho da rodovia Rio-Santos, prevê investimentos de aproximadamente R$ 15 bilhões, custos operacionais de R$ 10,9 bilhões e geração de 218,7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda), segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O trecho concedido na rodovia BR-116 (rodovia Presidente Dutra) terá 355,5 quilômetros, do entroncamento da rodovia com a BR-465, no município de Seropédica (RJ), até o entroncamento da BR-381 e a SP-015 (Marginal Tietê), na capital paulista. Já a concessão da rodovia BR-101 (Rio-Santos), terá 270,3 quilômetros, do entroncamento da rodovia com a BR-465, no município do Rio de Janeiro (bairro Campo Grande), até Ubatuba (SP).
LISTA DE NOVIDADES
Algumas novidades em tecnologia foram exigidas da concessionária, como sistema de telegestão em 100% da rodovia, mecanismo flexível para fixação de tarifas e desconto identificado pela “tag eletrônica” acoplada ao veículo. Também inclui um sistema de Wi-Fi ao longo do trajeto e prevê a ampliação da iluminação na rodovia, com o uso de lâmpadas de Led.
Dentre as novidades, a implantação do sistema “Free Flow”, cobrança por livre passagem. Este mecanismo será implantado na região metropolitana de São Paulo, variando com o horário de pico e intensidade de veículos. A tecnologia resultará em uma cobrança a partir do quanto cada carro usou da rodovia, de forma automática, por portais, sem praça de pedágio, buscando a fluidez do tráfego.
O conceito de pedágio flexível, que cobrará mais caro em trechos considerados turísticos durante os fins de semana e feriados do que nos dias úteis, prevê que os usuários que usam a rodovia de forma frequente tenham descontos nas tarifas. O edital exige também a construção de quatro áreas de descanso para caminhoneiros, comum em outros países, mas raro por aqui: serão três na Dutra e um na BR-101, com espaço para descanso, banheiros e internet.
O investimento previsto é de R $1,5 bilhão, que serão aplicados somente na região de Guarulhos/SP, para solucionar gargalos e facilitar o acesso ao aeroporto internacional de São Paulo. Outros R$ 1,2 bilhão irão para a implantação da nova Serra das Araras, com a construção de uma pista com quatro faixas por sentido entre o 6º e o 7º ano da concessão.
NOVOS PEDÁGIOS
O edital prevê que será mantida a localização atual de todas as praças de pedágio da BR-116 e incluídas três praças na BR-101.
BR-116: sete praças de pedágio, localizadas em Arujá/SP, Guararema/SP, Jacareí/SP, Moreira César/SP, Itatiaia/RJ - BR-101: três praças de pedágio, localizadas em Itaguaí/RJ, Mangaratiba/RJ e Paraty/RJ
2 Comentários
Isabela Leopoldino 16/02/2022 11:09
E novamente estamos com a CCR agora é aguardar e vermos se realmente irão fazer o que prometeram, como área de descanso para o caminhoneiro
kenia 09/02/2022 10:09
quero ver se eles vão disponibilizar grátis mesmo se o valor do pedágio não vai subir.