}
Legislação

Fique atenta às novas regras da CNH que podem suspender a habilitação

10/06/2022

Olá, meninas! Tudo certinho por aí? Hoje, vamos falar sobre um assunto muito importante: as últimas mudanças nas regras da CNH. Vocês estão por dentro do que mudou? Então, vamos explicar tudo para vocês! Desde abril de 2022, a lei 14.071/2020 do Código de Trânsito Brasileiro colocou em vigor algumas mudanças em infrações que podem até mesmo levar à suspensão da carteira de motorista e a periodicidade da realização do exame toxicológico.

De acordo com as novas regras publicadas, os motoristas podem ter até 40 pontos sem perder completamente a habilitação, apesar disso, o sistema não é mais acumulativo, sendo que atualmente passará a ser levado em consideração a gravidade da multa recebida e não a quantidade.

Assim, os condutores podem perder a carta com apenas 20 pontos, o que pode ser entre duas e três infrações gravíssimas. No entanto, permanecem válidas as regras que preveem a forma específica de suspensão da CNH, como no caso da Lei Seca.

Está difícil entender quantos pontos vocês podem ter nessa nova legislação? Então prestem atenção nesta lista abaixo: 

●    20 pontos na habilitação, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas;
●    30 pontos na habilitação, mediante uma infração gravíssima;
●    40 pontos, se não houver nenhuma infração gravíssima.

Apesar disso, os motoristas que trabalham com a condução de veículos, como caminhoneiros, motoristas por aplicativo e motoristas de transporte público, terão o direito de dirigir suspenso somente quando se obtém 40 pontos na carteira, independentemente da gravidade das infrações.

Além dos pontos na carteira e da mudança na expedição da CNH, outras regras de trânsito foram atualizadas. Conheçam também as principais infrações que levam à suspensão da carteira de motorista e evitem que isso aconteça com vocês:

Meninas, é muito importante que vocês fiquem atentas às leis de trânsito, pois são partes importantes do dia a dia das caminhoneiras. O que vocês acham dessas alterações? Participem com a gente!
 

5 Comentários

Daiane Moreira Coelho Vieira 16/06/2022 08:06

Vamos seguir as regras pessoal e repassar essa informação.

Isabela Leopoldino 15/06/2022 21:53

E a galera achando que tem 40 pontos 🤦🏽‍♀️ Que pode sair por aí recebendo um monte de multas… Vamos passar essa informação a diante

Cheila 13/06/2022 12:40

E muita novidade e é sempre bom ficar por dentro das coisas que realmente são importantes

Gisely QRAEMBAIXADORA 10/06/2022 15:18

Informações importantes, obrigada movimento A voz delas por nós manter em dia com as leis de trânsito

Patrícia Maria De Jesus Souza 10/06/2022 15:08

Bom. Saber