}
Saúde & Bem-Estar

Fazer o bem sem olhar a quem

15/10/2021

Olá! Tudo bem? O mês de Outubro, já é conhecido mundialmente como um mês para falar sobre câncer de mama e com ele se intensificam as ações de conscientização sobre a importância do autoexame como prevenção.

Mas, você sabe como colaborar com o Outubro Rosa? Vamos falar sobre doar? É algo que não dói nada e faz a pessoa que está recebendo extremamente feliz. Você pode doar o seu cabelo para que sejam confeccionadas perucas para pacientes em tratamento contra o câncer. 

Um dos efeitos colaterais da quimioterapia é a queda de cabelos, os pacientes em tratamento ficam carecas, e as perucas feitas com os fios das doações ajudam na autoestima destas pessoas.

A queda dos fios acontece porque no tratamento do câncer todas as células do corpo são atingidas, e não apenas as que estão doentes. Assim, cerca de duas semanas depois da primeira sessão de quimioterapia os pelos caem, mas voltam a crescer cerca de três meses depois do término do tratamento.

Quem pode fazer a doação?

Essas são as perguntas mais frequentes quando o assunto é doação de cabelo. Quem pode doar? Meu cabelo é longo o suficiente? Eu tenho química, posso? Meu cabelo é pintado, será que dá? E grisalho, pode?

A boa notícia é que mesmo que tenha química ou tintura nos cabelos você pode doar. Em geral, é pedido que os fios tenham, no mínimo, 20 centímetros de comprimento, mas algumas instituições aceitam doações a partir de 15 centímetros.

Seu cabeleireiro precisa saber que você quer fazer a doação ANTES de começar o corte. Isso porque o seu cabelo precisa ser cortado seco. Ele também precisa ter secado naturalmente (sem secador ou chapinha), para não ter o risco de mofar ou estragar no transporte e armazenamento. 

Depois do corte para doação o seu cabelo precisa ser colocado num saco plástico e enviado para a instituição que irá recebê-lo. Seu cabelo irá se juntar a fios similares de outras pessoas para que a peruca seja produzida.

Como pode ser feito:

Para onde enviar doação de cabelo?

Instituto Mário Penna  https://mariopenna.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo_IMP_Azul.png   (Belo Horizonte/MG) – 21 centímetros

Graacc Doação de Cabelos - GRAACC  (São Paulo – SP) – 10 centímetro 

Cabelaço  Cabelaço | Facebook  (Porto Alegre/RS) – 15 centímetros

Amor em Mechas https://amoremmechas.com/como-doar  (São Paulo/SP) – 15 centímetros

Fio de Luz  https://ongfiodeluz.org.br/categoria/paginas/como-doar-seu-cabelo/3/   (Belo Horizonte/MG) – 20 centímetros

Cabelegria Cabelegria  (São Paulo/SP) – 20 centímetros

Rapunzel Solidária https://www.rapunzelsolidaria.org.br/ (São Paulo/SP) – 20 centímetros

Fundação Laço Rosa https://fundacaolacorosa.com/ (Rio de Janeiro/RJ) – 20 centímetros

Instituto do Câncer do Ceará https://www.icc.org.br/ (Fortaleza/CE) – 25 centímetros

Rede Feminina http://redefemininabrasilia.org.br/ (Brasília/DF) – 30 centímetros, sem química

Meninas, olha que gesto mais bonito, cada mecha faz muita diferença, doe autoestima para quem tanto precisa! 🙂

5 Comentários

Eluá 12/11/2021 13:11

Só quem já passou por isso, sabe o quanto é doloroso. Infelizmente perdi minha mãe para o câncer😭💔 Para muitos é só cabelo, era que está passando por essa luta, é o melhor presente, é o gesto de amor e carinho mais sincero que existe! É lindo por ver a pessoa sorrir novamente, em meio à tantas lutas que terá que enfrentar!!!

Gisely de Cássia da Cruz 15/10/2021 17:51

Eu acho q é uma atitude de amor, já doei , minha filha doou , se podemos temos q doar.

Ana Paula 15/10/2021 15:45

já doei uma vez é uma vez é muito bom.

Valdete 15/10/2021 12:28

Um gesto amor,que diz tudo😍

Sônia santos 15/10/2021 12:18

Muito bom saber , a MBB sempre surpreendendo com nos mantendo informadas de todas as campanhas independente se ser relacionadas a veículos ou não . Parabéns a todos os envolvidos. E irei compartilhar essa informação , pois tenho duas mulheres próximas a mim que estão com esse diagnóstico já retirou as mamas e estão indo pra próxima mais um etapa.