Notícias do setor

Existe alguma restrição para veículos de transporte de carga e descarga?

05/08/2024

Olá, meninas, tudo certinho por aí? Sabemos que muitas vias não foram desenvolvidas para acolher determinados tipos de caminhões ou implementos.

Por isso, restrições são colocadas em prol do melhor convívio de todas as necessidades.

Em muitas grandes cidades, os caminhões são proibidos de circular em determinados horários, além de várias outras restrições comuns. 

Confiram algumas delas:

Horários: nas áreas urbanas há restrições nos horários de pico, como pela manhã e no final da tarde. Em alguns lugares, estas restrições são específicas para certas áreas ou dias da semana.

Zonas de restrição: em algumas áreas, especialmente as residenciais, comerciais ou de lazer, os caminhões não são permitidos. Isso também pode ocorrer em locais com topografia difícil, como aclives acentuados ou pistas escorregadias.

Peso e tamanho: muitas cidades definem limites de peso e tamanho para os caminhões que entram em áreas urbanas. Isso inclui restrições de altura, largura e peso bruto do veículo.

Anel viário: algumas regiões indicam rotas específicas para os caminhões, geralmente direcionando-os para vias expressas, rodovias ou anéis viários.

Carga e descarga: existem municípios que estabelecem zonas específicas para carga e descarga, onde os caminhões podem estacionar temporariamente para essas operações. Contudo, o acesso a estas zonas pode ser restrito em certos horários ou estar sujeito às regulamentações específicas.

Como escapar das restrições?

Uma solução para a distribuição nas grandes cidades são os VUCs, sigla para “Veículo Urbano de Carga”. Eles são feitos para operar em áreas urbanas densamente povoadas, onde o acesso pode ser complicado por causa de ruas estreitas, congestionamentos e regulamentações. Estes veículos são usados na distribuição urbana, entregas de última milha, coleta de resíduos, serviços de entrega expressa e outras operações de transporte de mercadorias em áreas urbanas congestionadas.

Antes de sair para uma viagem é muito importante verificar se no trajeto ou no destino final há restrições para o seu tipo de caminhão.
 

Fonte: Pé na estrada

3 Comentários

Tamires Leonardo da Silva Augusto 06/08/2024 10:55

com certeza esse tipo de assunto, é muito importante para conscientizar o motorista no dia a dia, o conhecimento é fundamental

Carlos Eduardo Pires 05/08/2024 12:37

Parabéns pela iniciativa

Patrícia Maria de Jesus Souza 05/08/2024 11:12

Informações super importante principalmente para quem estar início no seguimento