}
Saúde & Bem-Estar

Exercício físico nas estradas – como não perder a forma mesmo com as frequentes viagens de caminhão

09/11/2020

Oiê! Como vão as coisas por ai? A gente sabe que as viagens de caminhão são uma rotina constante de trabalho, mas isso não significa que você deve descuidar da sua boa forma. Sabemos que manter o costume de fazer exercícios oferece inúmeros benefícios, seja do ponto de vista de saúde, bem-estar ou de relacionamentos. Além disso, a constância dos treinos é essencial para alcançar os resultados, seja de emagrecer, fortalecer ou apenas manter a boa forma.

Praticar esportes longe da academia ou local que está acostumada é um baita desafio, a gente entende. Mas não deixe o bicho da desmotivação morder você! A seguir vamos te dar algumas dicas para te ajudar nos treinos, seja para praticas na boleia, no quarto do hotel ou até mesmo na rua.

Faixas de resistência

São ótimas opções para quem vive nas rodovias do País, pois são leves, quase não ocupam espaço e os exercícios são simples e fáceis. Eles incluem levantamento de braço, resistência nas pernas e são focados no fortalecimento dos músculos.
 

Fonte: Freepik - diana.grytsku
Fonte: Freepik - diana.grytsku


Uso do peso do próprio corpo

Também chamado de bodyweight e é uma técnica que inclui uma série de exercícios que utiliza o peso do seu próprio corpo para o treino, com pranchas frontais e laterais, agachamentos, abdominais, pontes, flexão de braço e alguns exercícios aeróbicos como os famosos burpees, polichinelos, corridas no lugar e saltos. O nosso corpo pode ser uma verdadeira academia. Esse treino proporciona benefícios cardiovasculares, aumenta a força, a flexibilidade e o controle do corpo.

Ioga

Pode ser que não dê para levar o nosso tapetinho, apesar de pequeno, nas longas viagens qualquer espaço é valioso, mas você pode pegar duas toalhas ou uma manta que levou e mandar ver durante os intervalos de paradas. É possível fazer o download de uma prática ou duas com a duração de aulas curtas para manter o corpo em movimento em cada paradinha.

 

Fonte: Pixabay

 


Mesmo que a maioria dos treinos de ioga não trabalhe a parte cardiovascular, as sessões são ótimas para trabalhar sua força, flexibilidade, concentração e equilíbrio. São também maravilhosos para aliviar o estresse, pois incluem meditações e exercícios de respiração que comprovadamente ajudam a acalmar a mente e auxiliar na parte psicológica. Um bálsamo para caminhoneiras, cristais, seus parceiros e familiares que enfrentam diariamente os desafios de estar na estrada.

Corrida

Leve sempre seu tênis e roupas de corrida! Em alguma parada mais longa, ou entre a carga e a descarga são momentos que podem ser ideais para uma corrida, que além de te fazer muito bem, ainda vai ajudar a passar o tempo. Seja na rua ou em um parque, inclua esse exercício no roteiro da sua viagem que dependendo da hora pode ainda ter de fundo uma bela paisagem de amanhecer ou por do sol, um baita bônus.

 

Fonte: Pixabay


 

Alongamento

Além de ser uma atividade pra lá de prazerosa, a prática faz muito bem principalmente para quem dirige ou fica de passageiro na boleia, pois auxilia a movimentar partes do corpo que ficam paradas ou na mesma posição por muito tempo. A fadiga de alguns membros pode inclusive causar desgaste físico e perda de atenção, caso venha a causar dores. Um perigo para quem trabalha na estrada.

 

Fonte: Pixabay


Desta forma, a cada parada alongue braços, mãos, dedos, pescoço, ombros, pernas e costas. Existem vídeos no Youtube que podem te guiar nessa jornada que vai fazer muito bem para o desempenho no trabalho de caminhoneiras e cristais, que devem ainda incentivar seus parceiros e familiares a realizar a pratica de alongamento. 

Esses foram os exercícios simples e práticos que A Voz Delas separou para você incluir de vez na sua rotina de estradas, do seu parceiro e familiares que acompanham essa jornada de trabalho nas rodovias.

Para não desanimar é importante se organizar, montar uma playlist com as suas músicas favoritas e manter a força de vontade. Uma dica valiosa é apostar nos apps de celular. Eles guiam diversos tipos e modalidades de exercícios físicos que podem te ajudar na motivação e na prática correta. 

Procure sempre um médico antes de começar a praticar exercícios e se possível mostre seu treino para um profissional de educação física que pode te indicar posturas, repetições e intensidades específicas. 

O seu bem-estar durante as viagens é fundamental pra nós. Sabemos que a rotina de quem roda todos os dias não é nada fácil, principalmente para nós mulheres, por isso mantenha-se motivada e continue a praticar exercícios, pois a frequência vai oferecer mais saúde para o seu corpo e mente. Então, vamos lá, estamos todas juntas nesta jornada!
 

0 Comentários