Notícias do setor

Exame toxicológico você já fez o seu?

22/10/2021

Olá! Meninas, tudo em paz? Vale lembrar que desde 1º de julho, motoristas de categorias C, D ou E que não tenham comprovado a realização do exame toxicológico, já estão sendo multados pela fiscalização de trânsito. 

O governo aumentou o prazo para motoristas se adaptarem à nova regra, que varia de acordo com a validade da CNH. Em outubro, condutores que tenham CNH com vencimento entre julho a dezembro de 2022 já podem receber multas pela não realização do toxicológico.

Para não provocar uma corrida aos laboratórios, estabeleceu-se um prazo para o início da aplicação de multas, que varia de acordo com a validade da CNH. Cada condutor deve considerar a data de vencimento da sua habilitação e se atentar aos prazos para evitar multas e pontos na carteira. 

A partir de novembro, quem tem CNH com vencimento entre janeiro a julho de 2023 já pode sofrer penalização, caso não tenha feito o exame.

Confira na tabela abaixo as datas de validade de sua CNH para a realização do exame: 

Quem deve realizar o exame.

De acordo com o artigo 165-B do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que roda em um veículo que exige CNH C, D ou E, motoristas de vans, caminhões e ônibus que tenham EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH, precisam realizar o exame a cada dois anos e meio e ao renovar a carteira de habilitação. 

Motoristas acima de 70 anos, também precisam realizar o exame toxicológico, mas apenas ao renovar a carteira.

Penalidades.

Quem optar por deixar para a última hora, pode se dar mal. Quem for pego dirigindo sem ter feito o exame no prazo estabelecido, será penalizado com 7 pontos na CNH e multa de R$ 1.467,35. Além disso, terá a CNH suspensa por 3 meses e só poderá voltar a dirigir após realizar o procedimento. 

O exame pode ser feito em qualquer laboratório credenciado pelo Denatran, em todo território nacional. Não há a necessidade de fazer o exame no estado da CNH. Para quem já realizou, não é obrigatório andar com o exame na cabine, pois o laudo pode ser visto através do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Caso você ainda não tenha feito o exame, não espere ser multada ou ter o direito de dirigir suspenso. Faça o exame o quanto antes para evitar maiores problemas. Essa é a dica de hoje. Até mais!
 

3 Comentários

Valdete 29/10/2021 20:48

Tudo certo,exame em dia.

Adriana 22/10/2021 18:49

Bora manter o povo informado.

Solange Morette 22/10/2021 13:30

Bem lembrado vou ver o do meu tuba.

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK