}
Notícias do setor

EUA enfrenta escassez de caminhoneiros e busca profissionais em outros países

26/11/2021

Olá, meninas! Como está o trabalho? Há algum tempo já vem sendo noticiado que, cada vez mais, apesar de ser uma bela profissão e tão importante para a economia dos países, há uma escassez de profissionais caminhoneiros. 

Um dos motivos é falta de incentivo dos familiares – principalmente das mulheres - as netas e as filhas de caminhoneiros, que não contam com o apoio de seus avôs e pais para abraçarem essa linda e, ao mesmo tempo, dura profissão.

Elas preferem ser engenheiras, advogadas, comerciantes, enfermeiras, médicas entre outras. Essa situação está acontecendo em várias partes do mundo, inclusive, no Brasil e, sobretudo, nos Estados Unidos.

Diante disso, algumas empresas americanas, de pequeno e médio porte, estão solicitando que seja autorizada a entrada de mais caminhoneiros estrangeiros no país e que o governo acelere a aprovação de vistos, afrouxando as regras.

A falta de profissionais já vinha sendo enfrentadas nos últimos anos, mas se agravou com a pandemia, com o fechamento de escolas profissionalizantes e de treinamentos, desistências de alguns motoristas nessa profissão e a aplicação de um sistema mais rigoroso de testes contra o álcool e as drogas, resultando em cerca de 60 mil demissões, conforme divulgado pela Associação Americana de Transporte Rodoviário.

Algumas empresas interessadas estão tentando buscar aprovação utilizando os vistos de trabalho permanente EB 3, que permitem que empregados tragam para aquele país, pessoas que executam funções para os quais trabalhadores qualificados não estão disponíveis nos Estados Unidos.

Agora me conta aqui: Você se arriscaria em outro país?
 

Fonte: Revista Caminhoneiro

11 Comentários

Diana Rodrigues 17/12/2021 23:33

Arriscaria sim pois é muito bom saber q somos valorizados pela nossa profissão e paixão naci pra isso aqui no país ou em outro mas q sejamos valorizados somos peças importantes para as necessidades de muitos cetores

Jane 02/12/2021 17:05

Nossa eu me arriscaría sim,só me lembro daqeles episódios de estradas mortais no discovery,e inclusive o meu marido Cid Ney q morava em EUA,ele trabalhou muitos anos no Alasca em pescaria de alto mar,ele qería encarar as estradas,ele amava adrenalina,mas...Ñ deu tempo ele faleceu😔muitos sonhos interrompidos,ele me perguntava se eu encarava andar pelas estradas de EUA,eu disse com certeza,e vamos gravar muitos vídeos p/ o discovery,isso td foi há 14 anos atrás.

Eluá 01/12/2021 13:53

Arriscaria sim! Infelizmente, no estado em que se encontra o nosso país, trabalhamos para sobreviver. Impostos cada vez mais caros, e salários cada vez mais baixos. A maioria dos caminhoneiros acabam tendo que fazer uma carga horária bem maior, tendo problemas de saúde, para poder levar um pouco mais para o sustento de sua família. Muitas vezes não tendo, plano de saúde, vale mercado e outros benefícios que outros cargos tem. E sem contar os que trabalham por comissão, que como não tem carteira assinada, não conseguem nem financiamento para a casa própria! É uma das profissões mais ajudar o país, porém é o menos valorizado por ele.

Valdete 27/11/2021 10:42

Bem bacana,outros países terem um olhar mais valorizado para esses profissionais. Tenho amiga caminhoneiras nos EUA,ela sempre diz que ama trabalho dela,e que é bem renumerada e valorizado trabalho pela empresa. Tomara que tudo dê certo e que tanto Brasil c como outros países, tenham oportunidades de ingressarem nos EUA,e continuarem contribuindo com sociedade e trabalhando no que gostam.

Larissa 27/11/2021 09:33

E bom saber que em outros países a profissão em si é bem requisitada e bem quista ,pois não é em todo lugar que olham o motorista profissional com bons olhos e sempre julgam que não precisam de caminhomeiros ,mãos na verdade se a classe parar ou mesmo for extinta, o Brasil para também, o transporte rodoviária, e um dos maiores alicerces para que o Brasil siga em frente ,mais assim como há a desvalorização da classe em alguns lugares, em outros países eles estão tendo a oportunidade de continuar sendo respeitados e valorizados, isso é bom.

Daiane Moreira Coelho Vieira 27/11/2021 09:24

Eu tinha visto uma reportagem que está em falta caminhoneiros nós Estados Unidos, eu tive um primo que foi morar fora que foi motorista lá e conquistou muitas, coisas o dinheiro fora do Brasil e bem mais valorizado mas ele falava muito bem inglês isso e muito importante ,bom eu ficaria na dúvida de sair fora do Brasil.

Débora Patrícia Oliveira 27/11/2021 09:17

Uma profissão que carrega o progresso com falta de profissionais e triste 😔 Não vejo a hora de tá na estrada fazendo parte desses poucos profissionais.

Raquel 27/11/2021 09:16

Acho que quando temos um sonho precisamos ter coragem de encarar até outro país! Sem falar que eles pagam muito bem lá.

Isabela Leopoldino 27/11/2021 01:18

Um setor tão importante e faltando profissionais 🙁 Mudar de país seria um grande desafio Para quem tem coragem seria uma oportunidade ótima, levar essa profissão mundo a fora e vivenciar novas experiências

Elis Gaiotto 26/11/2021 19:39

Ahhhhh meu SONHO é de viver em outro país e seguir essa profissão . Por lá (Estados Unidos) tudo cale a prna . Rendas,moradia,segurança... eu toparia para AGORA enfrentar esse "desafio" !

Joice 26/11/2021 19:28

Meu Deus já estou com as minhas malas prontas!! Já quero dirigir e levar desenvolvimento pelo mundo afora ✈️🌎