}
Tecnologia & Segurança

Equipamento de proteção individual (EPI’s) para motorista de Caminhão.

15/12/2021

Queridas, tudo bem com vocês? Sabemos que as caminhoneiras, durante as exaustivas viagens a trabalho, precisam tomar inúmeras precauções para garantir o conforto e a segurança durante a carga e descarga de seu caminhão.

Entre esses cuidados está o uso de EPIs para motoristas. Você sabe qual deve ter em seu caminhão?

Esses equipamentos podem variar de acordo com o caminhão, e a carga transportada. Quem estipula a proteção individual, bem como as diretrizes exigidas pelos trabalhadores e empregadores para o uso desses utensílios na rotina de trabalho, é o Ministério do Trabalho. Para saber mais sobre os EPIs obrigatórios para a sua aplicação consulte a 6° norma NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI .

Nestas normas contém as formas de fiscalização e os produtos indicados para a proteção das partes do corpo, conforme atividades exercidas.

Vamos listar 7 EPIs, definidos pela NBR 9735 da ABNT (Associação de Brasileira Normas Técnicas) como os principais para sua proteção. CIRCULAR ABNT NBR 9735_ABNT_CB_16 (abtlp.org.br).

Essas ferramentas EPIs precisam conter os nomes oficiais das empresas fabricantes, o lote e o número do certificado de aprovação. 

Luvas de Raspa.

Tido como o mais importante para a motorista de caminhão a luva de raspa. Sua utilidade está em proteger as mãos de quem trabalha com carregamento de produtos pesados e principalmente quando se trata de produtos químicos.

No entanto, para que a segurança seja efetiva, é preciso ter certeza quanto a qualidade e a resistência do material usado para a fabricação da ferramenta. Além disso, é indispensável tomar os cuidados indicados pelo fabricante, a fim de prolongar sua durabilidade e eficiência.

Capacete.

O capacete, que não pode ser dispensado nas operações de carga e descarga. Somente com ele é possível manter a cabeça a salvo contra possíveis quedas de objetos. É preciso lembrar-se de que em procedimentos de carregamento e descarregamento de produtos, ocorrem constantes movimentações de itens, o que aumenta o risco de acidentes. Portanto, atente para esse detalhe e use o capacete sempre.

Máscara de Proteção. 

Hoje um equipamento indispensável para a saúde, também é necessário em algumas operações. O equipamento pode filtrar partículas de ar invisíveis e prejudiciais como, fumo, gases, vapores orgânicos e outras substâncias que causam os mais variados problemas respiratórios. A utilização da máscara deve ser feita principalmente por profissionais que mantêm contato direto com óleo diesel, uma vez que esse combustível causa mal-estar.

Colete de Sinalização. 

Os coletes de sinalização permitem que a motorista seja avistada de uma distância de até 300 metros, o que pode evitar acidentes, principalmente quando a visibilidade está ruim, como em dias e noites em que há fumaça ou neblina.
Com a ajuda do colete, se for preciso sair do caminhão no acostamento para resolver algum imprevisto, fica mais fácil notar a presença da pessoa fora do veículo, mesmo que distante.

Óculos de Proteção. 

No caso dos óculos de proteção, vale frisar que o modelo deve ser adaptado de acordo com a função desempenhada pela usuária. Hoje, existem alguns que aceitam lentes com grau para quem precisa fazer esse ajuste.
Os óculos de proteção em determinados ambientes e situações ligadas ao trabalho, são fortes aliados na prevenção de acidentes nos olhos, como radiação, poeira, traumas, vapores, queimaduras e outros riscos que provocam ferimentos, danos e até a perda da visão a longo prazo.

Proteção Auricular.

O ouvido é muito sensível, por isso, bastante suscetível as situações de risco. O protetor auricular é um instrumento desenvolvido para ser introduzido no canal auditivo externo e, assim, proteger esse órgão de ruídos muito altos, impurezas, entrada de água, vento em excesso e outras condições ameaçadoras.
A motorista de caminhão deve ficar atento ao realizar operações de carga e descarga em locais muito barulhentos, com ruídos acima do permitido.

Bota de bico de aço/PVC.

A proteção dos pés de uma caminhoneira não pode ser deixada de lado, afinal, não é difícil que algum objeto ou substância caia sobre eles causando algum tipo de lesão, como a troca de um pneu, por exemplo. Isso é comum e sem uma proteção, pode ocorrer um acidente grave.

Para precaver-se contra esse tipo de problema, é recomendado o uso de botas com bico de aço ou de PVC. 

E aí? Gostaram de saber sobre o uso de EPIs? Não deixe de ter esses equipamentos. O uso correto é um cuidado que todas devem ter. Segurança em primeiro lugar!

12 Comentários

Joice 16/12/2021 14:31

O uso de EPI’s é algo muito necessário mas infelizmente ainda motoristas ignoram a sua utilização. Com essa matéria pude saber a utilidade de cada e com certeza quando for minha vez de usar não irei dispensar nenhum.

Cheila 16/12/2021 09:31

Todos equipamento super necessário para segurança do trabalhador.materia linda parabéns

Valdete 16/12/2021 07:39

Os EPIs são de suma importãncia ,eles são preventivos caso acidentes. EPIs podem salvar vidas ,é primordial uso dos mesmos onde as atividades laboriais exigem uso dos mesmos.

Elis Gaiotto 15/12/2021 18:13

Essencial o uso de EPis ! Segurança para o trabalhador e para a empresa . São itens q podem salvar vidas . Usem !!!

Daiane Moreira Coelho Vieira 15/12/2021 18:13

E Muito importante usar os equipamentos,quando a empresa disponibiliza para os funcionários faz parte para segurança.

Raquel 15/12/2021 18:03

Muito importante o uso dos EPIs! Para segurança do trabalhador afinal sempre a sua vida em primeiro lugar sempre, precisamos ter a consciência de que não são itens de moda, e sim itens que salvam vidas, todas as empresas deveriam fornecer.

Isabela Leopoldino 15/12/2021 17:59

Segurança é essencial, o uso de EPI’S nos acima listados são todos importantes, todas as empresas deveriam fornecer.

Andriara Marie 15/12/2021 17:58

Quantas informações necessárias para nós que estamos iniciando na estrada em, realmente os EPis são muito importante para o motorista... Agora vamos fala desse site em, tá top demais.

Débora Patrícia 15/12/2021 17:58

Realmente o uso adequado dos epis são fundamentais, sendo ele no transporte de cargas ou em outra área que necessita o uso deles. 👏🏼👏🏼👏🏼

Adriana 15/12/2021 17:49

Como sempre informações importantes para as inciantes da estrada... Obrigada

Patrícia Maria De Jesus Souza 15/12/2021 17:46

E muito importante o uso dos epis pois sem eles corremos vários risco não podemos dar bobeira

Marina 15/12/2021 17:45

Acho os epi's muito importantes pq acabam evitando muitos acidentes, pena que nem todas empresas "fornecem" ou quando fornecem os funcionários acabam não usando.