Nossa Missão

E você, motorista, como se comunica no trânsito?

22/01/2025

Olá, meninas!

Seja dirigindo um caminhão ou um ônibus, você sabia que está se comunicando o tempo todo no trânsito? Apesar de parecer um ambiente silencioso, a comunicação no trânsito é constante e fundamental. A sinalização, os semáforos, as luzes dos veículos, as faixas de pedestres, e até as ciclovias estão sempre enviando mensagens. E, assim como você recebe essas informações, também precisa se comunicar claramente com os outros ao seu redor.

Neste mês de janeiro, vamos falar sobre uma das formas mais importantes de comunicação no trânsito: a seta. Parece simples, mas a falta do uso da seta pode causar problemas graves e até acidentes. Ainda assim, muitas pessoas esquecem ou ignoram sua importância, tanto nas cidades quanto nas rodovias.

Como motoristas, especialmente no comando de caminhões e ônibus, temos a responsabilidade de sermos claras em nossas intenções. Cada luz no veículo – faróis, luz de ré, luz de freio, pisca-alerta e, claro, a seta – serve para nos ajudar a nos comunicar com os outros. No entanto, essas luzes só funcionam se forem acionadas, e isso depende de nossa atenção e foco.

Imagine que você está se aproximando de um cruzamento e alguém à sua frente faz uma manobra sem avisar. Incomoda, não é? 

Agora, pense: será que você também já causou esse desconforto a alguém? Usar a seta é uma maneira simples, mas extremamente eficaz, de evitar esses problemas.

Quando estamos ao volante, especialmente em veículos de grande porte como caminhões e ônibus, nossa atenção e empatia fazem toda a diferença. Se distraídas pelo celular ou outras preocupações, podemos esquecer de acionar a seta, e isso pode colocar em risco não apenas nossa segurança, mas também a de quem está ao nosso redor.

Lembre-se: usar a seta é um ato de cuidado e respeito. Ela não gasta combustível, não desgasta o veículo e pode evitar muitos sinistros e inconvenientes no seu dia. Pense em como é importante se colocar no lugar do outro e garantir que todos saibam suas intenções no trânsito.

No trânsito, faz bem quem faz o bem. Vamos juntas transformar as estradas e cidades em espaços mais seguros para todos.

Programa Laço Amarelo
 

Fonte: Laço Amarelo

1 Comentários

Maria Divani Vieira da Costa 22/01/2025 11:23

Meus parabéns vamos juntos fazer essa diferença, sempre fazendo o certo.