Vida na Estrada

E no frio? Quais os cuidados com seu caminhão?

04/08/2021

Olá meninas! Muito frio por aí? Chegou o inverno e, com ele, algumas regiões do país têm alcançado temperaturas negativas. E precisamos observar alguns cuidados com o caminhão. Segundo meteorologistas, estamos atravessando a onda de frio mais intensa do ano.

Assim como necessitamos nos manter aquecidos para evitar problemas, seu caminhão também exige atenção. No inverno o uso do ar quente aumenta e, por conta do ar seco, as doenças respiratórias também aumentam.

Por isso, é preciso ter cuidado com a manutenção do filtro de ar da cabine. Estando ele em bom estado, a quantidade de entrada de partículas nocivas é consideravelmente reduzida. O sistema de ventilação da cabine em ordem também previne o embaçamento do vidro em condições de alta variação de temperatura interna versus a externa. 

Outro componente que sofre mais com o frio é a bateria, mantenha em ordem para evitar surpresas. E, no frio, os materiais também se comportam de formas diferentes até alcançar a temperatura ideal de trabalho. O óleo tende a ficar mais “grosso”, o que exige maior esforço do sistema de partida para girar o motor. O tempo de reação dos componentes químicos da bateria também sofre alteração, diminuindo sua potência de partida. 

Mesmo que imprevistos aconteçam, é possível ter alguns cuidados para evitar panes elétricas, que tendem a aumentar nesta época. 

- Faça um teste de carga da bateria e do funcionamento do alternador.

- Procure dar a partida no veículo com todos os componentes elétricos desligados. Como por exemplo, o sistema de som e o ar condicionado.

- Se o seu rádio for do modelo de frente removível, retire para que não haja consumo desnecessário da bateria.

- Atente-se aos sinais do veículo, como luzes de alerta no painel e oscilações de energia.

- Fique atento ao limpador de para-brisa: só lembramos dele quando está chovendo. Uma palheta de borracha ressecada não ajuda ninguém, além de fazer barulho, pode riscar o vidro.

- Verifique sempre o reservatório de água do limpador do para-brisa: nas manhãs ele pode te salvar na hora da primeira lavagem do dia. 

Cuidados com a pintura:

Em muitas regiões a geada, pode danificar sua pintura. Caso seu caminhão amanheça com uma fina camada de gelo não a esfregue. Jogue água fria e aguarde o gelo derreter, evitando riscos desnecessários.

Atenção aos pneus:

Eles merecem atenção redobrada, com a variação de temperatura, a pressão interna pode mudar. Verifique a calibragem.

Ao ligar o motor:

Ao dar partida no caminhão, não saia acelerando de primeira. Ande devagar, sem dar carga no motor, para que todos os fluidos alcancem sua temperatura ideal de trabalho e, com isso, a máxima eficiência de lubrificação. Não dar carga no motor significa também, não colocar a turbina em funcionamento. O tempo para pré-aquecer todo o conjunto normalmente é o tempo para carregar todo o sistema de freios, no caso de composições cavalo-mecânico + carreta.

Feixes de molas:

No frio tendem a ficar mais enrijecidas, com maior chance de quebra. Saia devagar até que o material do feixe de molas alcance a temperatura ideal de trabalho. No frio, uma simples saída de posto pode apresentar uma série de quebras, principalmente do semirreboque.

Cuidem-se meninas! E cuidem do seu caminhão.
 

1 Comentários

Daiane Moreira Coelho Vieira 24/08/2021 21:17

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