}
Notícias do setor

DNIT credencia sete Pontos de Parada e Descanso (PPD) em Minas Gerais

20/09/2021

Oiê! Meninas, tudo em paz nas estradas? Sabemos que a maior dificuldade de quem está nas estradas é encontrar um lugar que tenha conforto e segurança para descansar após um longo dia de trabalho. E ter esses pontos de parada e descanso é essencial para uma viagem segura.

Minas Gerais credenciou por meio de portaria do Ministério da Infraestrutura totalizando 34 PPDs, sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

Os sete novos Pontos de Parada e Descanso (PPD) que garantem mais conforto e segurança aos motoristas, estão situados nos municípios de Governador Valadares, Montes Claros, Itaobim, Frei Inocêncio e Engenheiro Caldas.

Os locais credenciados atendem às condições mínimas de segurança, sanitárias e de conforto, exigidas pelo Ministério da Infraestrutura, detentor da política pública dos PPDs.
 
O Brasil possui dimensões continentais, sendo a malha pavimentada sob administração do DNIT de mais de 54.000 quilômetros, é crescente a preocupação em proporcionar aos motoristas profissionais melhores condições de trabalho.

Ter o reconhecimento de estabelecimentos de PPDs é garantir locais para descanso com condições mínimas de segurança, conforto e higiene, além de proporcionar a redução dos acidentes por falhas humanas devido ao cansaço; redução de roubos e furtos; desestímulo às práticas de prostituição e uso de drogas; e estímulo à modernização dos estabelecimentos.

A lei n.º 13.103/2015 define que os PPDs como locais de espera, repouso e descanso dos motoristas profissionais, são estabelecimentos situados às margens das rodovias que normalmente podem ser postos de combustíveis, estações rodoviárias, pontos específicos para parada e apoio, alojamentos, hotéis ou pousadas e refeitórios de empresas, ou de terceiros. Estabelecimentos com essas características poderão solicitar seu reconhecimento ao órgão com jurisdição sobre a via.

Os sete pontos de paradas de descanso em Minas Gerais são:

– Posto Papa Léguas – Itaobim/MG – BR-116 km 132.
– Posto MOC – Montes Claros/MG – BR-251 km 013.
– Posto Planalto 2 – Governador Valadares/MG – BR-116 km 412.
– Posto JR – Engenheiro Caldas/MG – BR-116 km 448,8.
– Posto Cherokee – Governador Valadares/MG – BR-116 km 339.
– Posto Pinheiro – Governador Valadares/MG – BR-116 km 394,5.
– Posto Casa Branca – Frei Inocêncio/MG – BR-116 km 367.

Bom saber desses pontos. Já passou por algum deles? Deixe aqui seu comentário!

Fonte: DNIT

4 Comentários

Eluá 22/09/2021 14:49

Ótima notícia, é sempre bom contar com mais pontos de apoio. Principalmente na questão de segurança, que está cada dia mais crítica. Só essa semana, dois colegas de trabalho do meu marido foram assaltados na região de Minas Gerais. Isso que um deles estava no posto em que a empresa é conveniada.

Daiane Moreira Coelho Vieira 20/09/2021 23:56

Muito bom está na estrada e saber que tem um lugarzinho para descansar.

Larissa 20/09/2021 18:51

Bom saber ,já passei um dos pontos mais não paramos ,pelo menos sabendo fica melhor ainda em questão de segurança na viagem .

ANA PAULA 20/09/2021 17:53

Meu marido gosta de sempre parar em lugar credenciado, bom saber desses novos.