}
Tecnologia & Segurança

Dicas para o bom uso do ar-condicionado do seu caminhão

10/09/2020
Aqui, sempre tem dicas importantes para seu cotidiano! Hoje, vamos falar sobre o ar-condicionado do seu caminhão

Oiê! Como vão as coisas por aí? Vamos falar de um assunto técnico hoje? A gente sabe que o ar-condicionado é um aliado de quem vive a bordo do caminhão. Ele traz conforto térmico, ajuda a suportar os dias quentes desse Brasil continental e diminui o cansaço ao volante.

Ele também é uma ferramenta importante em dias de chuva forte, para evitar o embaçamento dos vidros do caminhão e dar mais visibilidade à motorista.

Por isso, trouxemos algumas dicas importantes para você usar bem e cuidar do seu sistema de ar-condicionado a bordo:

1 - Para ter um bom desempenho do ar condicionado é importante ligar o aparelho ao menos uma vez por semana para que o fluido refrigerante (R134) e o lubrificante do produto possam circular. Não precisa ser por muito tempo. Dez minutos é o suficiente para garantir a lubrificação do aparelho, assim, você evitará o ressecamento das peças internas.

2 - Abra as janelas do caminhão após 40 minutos de uso. Isso é importante para realizar a troca do ar que você respira. Você manda pra fora o ar viciado e o renova. Como o sistema está em plena operação, em poucos minutos a temperatura interna escolhida da cabine já terá voltado ao normal.

3 - Desligue o ar-condicionado quando estiver próximo de chegar ao seu destino. Isso contribuirá para a redução da umidade na tubulação, evitando o surgimento de fungos no sistema.

4 - É bom fazer a troca do ar quente por alguns minutos antes de apertar o botão do recírculo. Não use o modo recirculação quando o caminhão estiver parado por muito tempo em sol forte.

5 - O aumento no consumo de combustível quando o caminhão está com o ar ligado pode chegar até 10% dependendo do modelo e da potência do motor.

Novidade no mercado

O Novo Actros, caminhão digital da Mercedes-Benz, vem equipado com um pré-filtro, melhorando a qualidade do ar no interior da cabine. A filtragem do ar é realizada tanto na captação de ar externo, como na recirculação do ar interno. Além disso, a manutenção é facilitada por meio do acesso pela tampa dianteira da cabine.

Outra novidade, o sistema de aquecimento estacionário, garante mais bem-estar a bordo. Depois que o motor é desligado, a cabine pode ser aquecida por mais tempo apenas pelo uso do calor residual do líquido de arrefecimento do motor. O funcionamento do aquecimento prolongado é de até 2 horas, dependendo da temperatura externa e do líquido de resfriamento.

AR CONDICIONADO NOTURNO

O novo Actros oferece como opcional, o ar-condicionado noturno que usa um sistema adicional, composto por um compressor elétrico e ventiladores elétricos e pode funcionar até 8 horas contínuas.

O sistema de desliga-se automaticamente, se:
- o motor for ligado
- a tensão no sistema elétrico do veículo cair

Durante o dia ou com o motor ligado utiliza-se o sistema de ar condicionado digital do caminhão. A noite com o motor desligado, sem gasto de uma gota de diesel, utiliza esse sistema adicional acionado eletricamente.

É um grande diferencial do novo Actros que oferece maior conforto e bem-estar do motorista para descansar e dormir, maior produtividade

Curtiu as dicas? Fique atenta às boas práticas, mantenha seu sistema de ar-condicionado em dia e boa viagem!

0 Comentários