Dia a Dia

Dicas para montar um bom Currículo

01/11/2021

Oiê! Tudo bem? Todo mundo sabe que ter um bom currículo é um dos primeiros passos para encontrar um emprego, mas como saber se meu currículo está bem feito? Experiência e conhecimento são importantes, mas se você não souber apresentá-los, você pode desperdiçar sua chance de entrar em uma empresa. Não existe currículo ideal, o segredo é conhecer bem a empresa onde quer trabalhar e estruturar as informações de acordo com o perfil do lugar.

Não é difícil, mas é comum ter dúvidas sobre o que colocar e o que deixar de fora do currículo. 

Algumas dicas para a elaboração do seu currículo: 

Destaque seu perfil profissional e experiências

Para a contratação de motorista é exigida experiência prévia. 

Mas o que fazer quando não há experiência prévia? Bem, nesse caso, tem que caprichar nos demais requisitos.

Procure enriquecer o seu currículo realizando cursos para desenvolvimento profissional.
Jamais se candidate sem ter a categoria exigida de CNH. Se já tem experiências, deixe bem claro qual a categoria da CNH e as empresas onde trabalhou anteriormente, o tempo em que atuou nelas, qual função desempenhou, a rota que fazia e o tipo de carga que carregava. 
“Exemplo: Empresa (nome da empresa), de (tempo em que esteve na empresa), carregava (tipo da carga) de São Paulo a Curitiba 

Mantenha-se atualizada e estude

Em algumas empresas, ter cursos no currículo para a área é essencial e alguns, inclusive, são obrigatórios caso não tem experiência esse será o seu diferencial. Procure cursos online e presenciais voltados para área, sejam cursos de direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, MOPP e outros são essenciais. Uma dica bônus é que você entenda bem sobre as legislações de trânsito, será um diferencial.

Não coloque pretensão salarial.

Deixe essa informação fora de seu currículo. Isso é um assunto para a entrevista, a não ser que a empresa peça isso no anúncio de divulgação da vaga. Sendo assim, faça uma pesquisa sobre a média salarial para o cargo em sua região.

Adicione suas habilidades e comportamento

O papel da motorista, nos dias de hoje, vai muito além da condução de um caminhão. Além de operar sistemas e equipamentos tecnológicos de ponta, ela deve, também, interagir com os clientes da empresa para a qual trabalha.

Ter habilidade e versatilidade para dirigir e manobrar veículos de diversos tamanhos, marcas e modelos, além de destacar se você sabe dirigir veículos com diferentes tipos de câmbios e/ou novas tecnologias de condução.
E claro, de ter um bom relacionamento interpessoal, iniciativa e saber trabalhar em equipe. 

Outro critério importante para os recrutadores é a imagem da caminhoneira. Apesar de ser uma profissão mais “informal”, é importante que você cause uma boa impressão durante a entrevista.

Lembre-se que você será a cara da empresa na estrada, por isso é importante destacar para o recrutador suas qualidades profissionais: mostre que você é pontual, responsável na estrada, que procura se informar sobre imprevistos com acidentes ou mudanças meteorológicas. Também vale ressaltar a disponibilidade e vontade de aprender.

Mantenha documentos e exames em dia

As empresas precisam estar atentas à situação do candidato ao emprego de caminhoneira. A Lei do Caminhoneiro obriga as empresas a cobrar exames de drogas e álcool no momento da contratação.

Esta informação não consta no currículo, mas se o seu currículo ficar interessante e estiver de acordo com o que a empresa busca, você deve estar preparado para o próximo passo: a entrevista. 

Esse será o momento que você tem para mostrar que está atualizado sobre as exigências da função, as obrigações dos profissionais da área e sobre o quanto você pretende se comprometer com a empresa. 

Por isso, garanta bons antecedentes e tenha exames atualizados. No caso de quem quer um emprego de caminhoneira autônoma, certifique-se que você está em dia com a documentação do veículo. Também é importante comprovar, ao menos, três anos de experiência na atividade. Se não tiver experiencia o diferencial será ter sido aprovado em um curso específico. 

Assim, você mostra para a empresa que tem profissionalismo e organização no trabalho.

Segundo Ítala Santos – Recursos Humanos do SETCESP - Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo, “Os recrutadores recebem dezenas de currículos por dia, por isso, o seu precisa se destacar. Organize as informações sempre com a experiência atual para a mais antiga, deixe claro a função que gostaria de exercer, descreva detalhadamente suas qualificações e, principalmente, não aumente e nem invente. Sinceridade é essencial. Ao ser chamada para a entrevista: pesquise sobre a empresa para entender o que ela faz, chegue com antecedência, demonstre confiança e interesse perguntando sobre a empresa e principalmente sobre o cargo. Saiba contar a sua história demonstrando como você pode contribuir para os resultados de quem vai te contratar”
Meninas, para se ter um bom currículo é importante conhecer as especificações da vaga, além de mostrar que você é a pessoa certa para aquela função.

Gostou das dicas? Nos conte. E boa sorte!!!

Fonte: Revista Caminhoneiro

7 Comentários

Eluá 12/11/2021 12:30

Excelente matéria, é sempre bom estar atualizado e saber fazer um bom currículo.

Valdete 03/11/2021 06:19

Que impotante essas informações,dessa forma facilita na elaboração do curriculum, e na desenvoltura no momento da entrevista .

Jane 02/11/2021 17:24

Show,as dicas😍

Patrícia Maria De Jesus Souza 02/11/2021 14:40

Amei as dicas muito importantes

Laura Carneiro 02/11/2021 14:18

Ótima matéria! Super importante essas dicas.

Débora Patrícia 02/11/2021 14:15

Boa tarde!! Amei as dicas, assim todas podemos nos preparar e montar um currículo com boas informações. Vamos garantir um emprego, trabalhando honestamente, trabalhando no que amamos. Amei !!

Larissa 02/11/2021 14:11

Boa dicas, e assim sigo passo a passo para um primeiro emprego ,como motorista.

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK